A linha de produtos que a Sony vai fazer chegar ao mercado nos próximos meses foi apresentada num evento que se realizou ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, mas que já passou também por várias cidades espanholas. As estrelas desta nova digressão são os televisores OLED que foram apresentados na CES 2022 e que integram o novo processador Cognitive XR, para cores mais vivas, texturas mais realistas e maior profundidade, mas há também colunas de som, auriculares, e câmaras compactas.

Mais brilhantes, os topos de gama Sony BRAVIA XR MASTER Series A95K  com tecnologia QD-OLED (ou quantum dot OLED), utilizam uma luz azul orgânica que faz a diferença na aproximação da imagem às cores mais realistas. E a diferença pode não se perceber imediatamente se as imagens forem vistas de forma isolada, mas em comparação com modelos anteriores torna-se mais evidente.

Na nova linha há ainda outros modelos de nota, como o BRAVIA XR A90K, com painel OLED e a utilização do XR OLED Contrast Pro para melhorar a cor e o contraste em áreas claras. Os BRAVIA XR X95K recorrem à retroiluminação Mini LED com o XR Backlight Master Drive, também com o Cognitive Processor XR. A lista fica completa com as séries X90K/X93K/X94K com Full Array LED da Sony.

Como seria de esperar os novos televisores estão disponíveis em várias dimensões, com a introdução do primeiro modelo OLED de 42 polegadas numa linha que chega às 83 polegadas, com suporte a 4K. É o modelo mais pequeno da linha BRAVIA A90K, uma smart TV com 4K que poderá ser uma opção interessante para muitos consumidores.

Albert Gràcia, Diretor de Marketing da Sony Ibéria, explica que  OLED tem registado um grande crescimento e que as vendas aumentaram 27% em 2020, 56% em 2021, sendo que a expectativa é que volte a crescer em 2022 pelo menos 43%.

"Os televisores de 48 polegadas têm muito êxito e por isso decidimos reduzir ainda o tamanho para as 42 polegadas para ter uma oferta de TV mais pequena mas sem abdicar da qualidade", explicou ao SAPO TEK, lembrando porém que os tamanhos maiores continuam a ser os mais procurados e que se espera que o maior crescimento se registe nos modelos de mais de 60 polegadas.

"Mais de metade dos modelos lançados em 2022 são acima das 60 polegadas", afirmou.

Veja as imagens dos novos modelos de TV, som e câmaras da Sony

Para além dos destaques dos ecrãs OLED e mini LED, todos os televisores da gama BRAVIA têm a tecnologia Perfect for PlayStation 5, que indica que funcionam de forma integrada com a última geração de consolas Sony, para uma melhor experiência de jogo em imagem e som.

Os novos modelos vão chegar nas próximas semanas ao mercado português e a Sony ainda não revelou os preços.

Novidades de som para melhor cinema em casa

A aposta no som continua a marcar as apresentações da Sony, e um peso importante também na venda de produtos. A Sony HT-A9 é a nova barra de som com a tecnologia de Spacial Sound 360 que avalia de forma inteligente o espaço onde está a ser utilizada para calibrar o som, medindo a posição das colunas de som, a distância das paredes e até ao teto.

A mesma tecnologia está a ser usada também na coluna sem fios HT-A7000, também com Dolby Atmos e DTS:X, e a possibilidade de adicionar um som surround mais consistente para acompanhar os filmes, concertos e até jogos na TV.

Ainda no som a Sony não deixou de destacar os novos auriculares Sony LinkBuds com o conceito de combinar o melhor da música sem abafar totalmente o ruído exterior. Se procura cancelamento do ruído pode optar pelos auriculares WF-1000XM4, que seguem na linha das gerações anteriores de True Wireless da marca.

No portfólio de novos produtos a Sony traz também duas câmaras compactas, a ZV-1 e ZV-E10 que foram pensadas para o mercado de vlogging, combinando fotografia e vídeo e que no caso da ZV-E10 permite a troca de lentes para maior flexibilidade.