A Sony Ericsson apresentou mais dois modelos da sua linha GreenHeart. Com chegada prevista ao mercado português para a primeira metade de 2010, o Elm e o Hazel apresentam preocupações ambientais, sem descurar os "confortos tecnológicos" da vida moderna.

De acordo com a fabricante, a produção e distribuição dos equipamentos obedece a critérios com vista a diminuir as emissões de CO2, tais como o recurso a plásticos reciclados e não utilização de químicos perigosos.

As embalagens foram "minimizadas" e os manuais de utilização são fornecidos em formato digital, ao invés de impressos.

[caption]Elm[/caption]
No que respeita aos acessórios, os telemóveis contam com carregadores que consomem menos energia que os habitualmente distribuídos e vêm acompanhados de kits mãos-livres que também cumprem critérios "GreenHeart".

Os telefones contam também com aplicações destinadas a fomentar uma atitude mais ecológica por parte dos seus proprietários, como o Eco Walk Mate - que ajuda a encontrar o melhor caminho para um local usando as pernas em vez do carro - e a Calculadora Verde, que mostra quanto é que o utilizador poupa em emissões de CO2 quando opta por fazer um percurso a pé.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Elm será o primeiro a ficar disponível, com o lançamento comercial a acontecer "durante o primeiro trimestre de 2010". Conta com um ecrã TFT de 2,2 polegadas (de 262.144 cores), pesa 90 gramas e tem 14 milímetros de espessura. Estará disponível em preto e "pearly rose".

O slide Hazel tem chegada prevista para o mercado português "a partir do segundo trimestre de 2010". Apresenta um ecrã TFT de 2,6 polegadas, com uma resolução de 240x320 pixéis, e 16.777.216 cores. Estará disponível em duas edições, uma em preto e cinza e outra em tons de vermelho.

[caption]Hazel[/caption]
As memórias têm capacidade para 280MB, mas podem ser expandidas com recurso a cartões microSD. A autonomia das baterias varia consoante o tipo de utilização, e pode ir de 450 horas em standby a três horas em videochamada.

Entre as características dos novos dispositivos a fabricante destaca a qualidade de som, principalmente no que respeita à voz - com melhoramentos ao nível da redução de ruído, definição de voz e aquilo que designa como "volume com adaptação inteligente" - e o design "Natural fit", com curva anatómica e teclado ergonómico.

O Media Player, o acesso facilitado às redes sociais, ao Google e ao Google Maps e a integração de sistemas de navegação, são outras das funcionalidades realçadas.

Os equipamentos incluem também câmaras fotográficas de cinco megapixéis, com captação de vídeo, Auto focus, detecção de caras e photo fix, que permite o upload automático de imagens para alguns serviços na Web.

[caption]Sony Ericsson[/caption]

A navegação na Internet faz-se através do browser NetFront e os dispositivos suportam streaming de vídeos, jogos em 3D e a sincronização com o Microsoft Exchange, por exemplo.