No passado verão, os EUA aprovaram a venda de aparelhos auditivos sem receita médica e a legislação está agora a atrair empresas especializadas em eletrónica de consumo que assim se estreiam neste segmento. A mais recente é a Sony que acaba de anunciar os seus CRE-C10 e CRE-E10, desenvolvidos em parceria com a WS Audiology.
Os aparelhos foram criados para o uso diário daqueles que sofrem com uma perda de audição suave ou moderada. É possível controlá-los através da app dedicada, Hearing Control, que também auxilia o utilizador na configuração inicial e na personalização da experiência de audição. Para simplificar os primeiros passos, a Sony criou vários perfis auditivos, com base em milhares de audiogramas reais, que podem facilitar a descoberta das configurações ideais.
Apesar de o modelo CRE-C10 ser um dos mais pequenos aparelhos auditivos do segmento não sujeito a receita médica, segundo a tecnológica, este oferece uma autonomia de até 70 horas. A empresa investiu na criação de uma peça de design discreto que se torna "virtualmente invisível" quando em uso, mas sem hipotecar a sua "excecional qualidade de som".
O aparelho vai ser posto à venda este mês, na Amazon.
O CRE-E10 tem um aspecto semelhante a um auricular e uma autonomia de até 26 horas. O equipamento tem Bluetooth e pode ser emparelhado com iPads e iPhones para reproduzir música ou outro tipo de áudio.
Para além da Sony, já a Bose revelou os seus aparelhos auditivos. Os preços ainda são proibitivos para a maioria dos consumidores, mas o tempo e a afinação das tecnologias fará com que eles caiam gradualmente. Para já, os CRE-C10 e CRE-E10 serão vendidos por valores entre os 1.000 e os 1.300 dólares.
Ainda não há quaisquer informações sobre um possível lançamento internacional. A acontecer, a empresa teria de assegurar a aprovação com todas as autoridades reguladoras responsáveis. No entanto, esta aposta revela um interesse gradual no segmento médico por parte de empresas que temos por hábito ver noutro tipo de mercados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários