A Bose acaba de entrar no segmento dos aparelhos auditivos. A tecnológica norte-americana, especialista em equipamentos de áudio, apresentou, esta semana, o SoundControl que, de acordo com a própria, é o primeiro aparelho do género, aprovado pela FDA, que pode ser adquirido sem prescrição médica.

O equipamento beneficia do conhecimento que a empresa acumulou ao longo dos anos, graças à comercialização de auriculares e headphones. O truque está numa funcionalidade chamada CustomTune, que é ajustada através de uma aplicação dedicada. Neste centro de configuração é possível controlar o volume e os tons agudos e graves numa questão de minutos. É possível ampliar sons mais baixos e destacar frequências vocais para ouvir melhor as pessoas com quem está a interagir, sem que outros ruídos interfiram na experiência.

O Focus é uma outra funcionalidade que privilegia sons gerados em áreas específicas do espaço onde se encontra. Se estiver a passear num parque ou a caminhar numa cidade, por exemplo, o mais seguro é certificar-se que consegue ouvir tudo o que se passa à sua volta, ao passo que se estiver a conversar com alguém, o melhor é conseguir distinguir a voz dessa pessoa de tudo o resto.

A Bose explica que caso adquira um SoundControl, pode marcar uma consulta por vídeo, gratuita, para obter ajuda na configuração do aparelho e para esclarecer dúvidas.

O aparelho em questão é leve, pesando apenas 2 gramas, e deve ser acomodado atrás da orelha. As baterias de zinco que usa são semelhantes às de outros aparelhos auditivos e a marca adianta que são suficientes para quatro dias de uso (14 horas por dia). O SoundControl é resistente à chuva e à luz solar e apesar de ser fabricado por uma tecnológica, não recebe chamadas nem reproduz música.

O equipamento vai chegar ao mercado no dia 18 de maio, primeiramente nos estados do Massachusetts, Montana, Carolina do Norte e Sul e Texas. A empresa adianta que, muito em breve, o aparelho vai chegar a mais estados.

O preço base do SoundControl é de 850 dólares e ainda não quaisquer informações sobre um possível lançamento internacional. A acontecer, a empresa teria de assegurar a aprovação com todas as autoridades reguladoras responsáveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.