A Sony apresentou um novo serviço de música e vídeo, que vem concorrer com o iTunes, da Apple. Trata-se de uma plataforma na nuvem, chamada Qriocity, que vai permitir aceder a conteúdos em streaming a partir de vários dispositivos da marca.

O serviço deverá ser lançado na Europa este Outono, em cinco países: Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. Portugal fica, por enquanto, fora da lista. Contactada pelo TeK, a empresa afirmou não haver ainda qualquer previsão para a disponibilização no país.

Numa fase inicial ficam apenas disponíveis os conteúdos vídeo (disponíveis nos EUA desde Abril), sendo posteriormente introduzidas, de forma faseada, as possibilidades de aceder a música, aplicações de jogos e ebooks, explica a fabricante em comunicado. A vertente musical ficará acessível até ao final do ano, garantem os responsáveis.

Para já, o "Video On Demand powered by Qriocity" garante o acesso a títulos de parceiros como o 20th Century Fox Home Entertainment, Lionsgate, Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. (MGM), NBC Universal International Television Distribution, Paramount Pictures, Sony Pictures Home Entertainment, The Walt Disney Company e Warner Bros - que vão estar acessíveis (alguns em HD) a partir de alguns televisores Bravia e leitores de Blu-ray Sony com ligação à Internet.

[caption]Video On Demand powered by Qriocity[/caption]

O serviço de música promete "milhões" de temas, para aceder a partir de televisões Bravia e leitores de Blu-ray, mas também através da PlayStation 3 e computadores, bem como de "outros dispositivos portáteis da Sony" - o que deverá demorar mais algum tempo a acontecer.

Não foram, por enquanto, avançados detalhes quanto à forma como serão comercializados os conteúdos.

As novidades foram reveladas ontem, na IFA, feira de electrónica que decorre em Berlim (Alemanha), onde a fabricante apresentou também uma nova versão do seu leitor de ebooks, o Reader. Disponível em dois modelos, um de 5 e outro de 7 polegadas, ganha um ecrã de maior contraste, mas continua sem comercialização prevista para território nacional.

A Sony apresentou a nova versão do seu leitor de ebooks, o Reader. Fica disponível em dois modelos, um de 5 e outro de 7 polegadas, que ganham ecrãs de maior contraste mas continuam a não ser vendidos em Portugal.

Outra das coqueluches da empresa é o novo Vaio com capacidades 3D, cujo protótipo também está a ser mostrado na feira - acompanhado dos óculos da praxe. Trata-se de um portátil com um ecrã de 16 polegadas, que utiliza uma tecnologia semelhante à usada nos televisores Bravia e permite uma reprodução até 240 fps (frames por segundo) - que a fabricante afirma permitir uma melhor qualidade de imagem que os equipamentos da concorrência.

O lançamento é esperado algures no início de 2011. O computador vem equipado com leitor de Blu-ray e conta também com funcionalidades como a possibilidade de trocar entre as vistas 2D e 3D apenas com um toque e a capacidade de converter imagens 2D em 3D.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.