Depois de muitos rumores e suposições, a Sony apresentou finalmente a sua nova consola portátil, adiantando, num comunicado de imprensa, que o equipamento será lançado "no final do ano de 2011".

Juntamente com a confirmação oficial, a fabricante da PlayStation divulgou as primeiras imagens do dispositivo, acompanhadas das especificações da sucessora da PSP - apresentada como um "sistema de entretenimento portátil de Próxima Geração", com o nome de código NGP.

O ecrã táctil OLED de 5 polegadas, com uma resolução de 960 x 544 pixéis e 16 milhões de cores e o processador ARM Cortex A9 core (de quatro núcleos), são duas das características destacadas no equipamento, que mede aproximadamente 18,2 centímetros de comprimento, por 8,3 centímetros de largura, para uma espessura de 1,86 centímetros.

[caption]Imagem Sony[/caption]

Está lá também o muito antecipado "painel táctil de comandos na parte de trás" da consola, que "a par com um ecrã táctil frontal, oferece uma nova experiência de jogo que permite aos utilizadores interagirem directamente com os jogos através de simples movimentos dos dedos tais como tocar, apanhar, marcar, pegar e largar", segundo a Sony.

[caption]Imagem Sony[/caption]

Para além dos painéis tácteis, existem dois manípulos analógicos.

[caption]Imagem Sony[/caption]

O "elevado desempenho CPU/GPU combinado com o OLED proporciona uma qualidade gráfica nunca antes vista num sistema de entretenimento portátil", garante ainda a companhia na nota oficial.

Novidade a nível do hardware é também o cartão de memória flash - "totalmente dedicado a títulos de software NPG", adiantou a empresa.

O NGP vem ainda equipado com duas câmaras, frontal e traseira, bem como três sensores de movimento, giroscópio, acelerómetro e bússola electrónica.

[caption]Imagem Sony[/caption]

A conectividade Wi-Fi e 3G asseguram a "combinação revolucionária em termos de conectividade social e experiência de jogo integrados num contexto do mundo real", que a fabricante acrescentou serem um dos objectivos para o novo dispositivo.

A ligação à Internet possibilita também o acesso ao espaço "LiveArea", onde os utilizadores poderão "partilhar experiências" entre si, receber informações sobre jogos e visualizar um diário de "Actividades", com dados em tempo real sobre os utilizadores que estão a jogar o mesmo título.

Outra das novidades é a aplicação "Near", baseada nos serviços de localização geográfica da PlayStation Network, que permite saber o que estão os amigos mais próximos a jogar no momento ou o que jogaram recentemente.

Nota da Redacção: A Notícia foi corrigida numa gralha, como apontado por um dos nossos leitores.

[caption]Imagem Sony[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.