Esta é cada vez mais uma prática comum: as empresas criam um smartphone topo de gama que deixa a cabeça de qualquer consumidor à roda. Mas nem sempre esse telemóvel diz respeito a todas as pessoas - ecrã demasiado grande, falta de ligação 4G, preço demasiado alto.

Mas se há uma fórmula de sucesso, não vale a pena desperdiçá-la e estar constantemente a reinventar os smartphones da marca. O que se tem feito é pegar no melhor equipamento - neste caso o Sony Xperia Z2 - e fazer uns ajustes para que seja mais acessível no chamado mercado de média gama. É aqui que entra o Xperia M2.

[caption]Sony Xperia M2[/caption]

Ao nível do design o M2 tem muito do seu "irmão", mas é notório que não existe o mesmo cuidado ao nível da construção por causa dos materiais usados. No Xperia M2 tudo é feito em plástico, um suave e brilhante plástico diga-se, mas não se livra de ter um aspeto e de transmitir uma sensação mais "barata".

Depois o ecrã. O do Sony Xperia M2 é mais pequeno, tem 4,8 polegadas, mas este é um tamanho que encaixa em todas as mãos - pequenas, médias ou grandes, de homem e de mulher. A resolução também é menor, sendo que o ecrã nem HD é. E também no brilho o M2 é bastante inferior ao Z2.

O que é que isto significa? Significa que o smartphone da Sony tem um ecrã razoável, que não espanta em nenhum ponto e que cumpre bem a sua função. Em condições de forte luminosidade é que já não se comporta tão bem.

No campo da fotografia a câmara de oito megapíxeis produz resultados esbatidos e com pouca definição. As imagens captadas ficam com uma boa cor, mas este não é um smartphone para grandes aventuras fotográficas.

Agora onde o M2 é bom, quase ao nível do topo de gama Z2, é no desempenho. Rápido, fluído e sem engasgos. Tal e qual como um smartphone se quer. O interface de utilizador é básico e simples, o que acaba por ajudar no desempenho geral do smartphone.

Navegar na Internet também tem sido uma experiência que até aqui não tem apresentado problemas.

O Sony Xperia M2 está há poucos dias com o TeK e estas são apenas as primeiras impressões do equipamento. No geral a opinião que fica para já do smartphone é boa, apresentando um bom desempenho, mas não entusiasmando em áreas como o ecrã ou ao nível da fotografia.

Se fosse bom em tudo, bem, então seria um topo de gama e essa posição já está muito bem ocupada pelo Sony Xperia Z2. Mas como um telemóvel de média gama e que serve os propósitos da maioria dos portugueses, o M2 é sem dúvida um candidato.

[caption]Sony Xperia M2[/caption]

O facto de ter suporte para redes 4G e de ter um preço de 230 euros livre de operadora colocam o Xperia M2 possivelmente como um dos equipamentos de média gama mais interessantes do momento.

Acompanhem o TeK nas próximas semanas para ficarem a saber qual o veredito final sobre o equipamento.

Nota de redação: corrigida uma informação no texto por indicação de um leitor

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.