A cápsula espacial Dragon da empresa Space X regressou à Terra depois de ter reabastecido a Estação Espacial Internacional, mais conhecida por ISS. O equipamento mergulhou no domingo no oceano Pacífico, a centenas de milhas da costa do México, eram 20:22 de Portugal continental.

O momento da descolagem entre a Dragon e a ISS foi controlado a partir da NASA, que através do braço robótico moveu a cápsula para o local mais apropriado para o lançamento. O veículo usou depois pequenas propulsões para reentrar na Terra, usando por fim um sistema de paraquedas para amortecer a queda, que foi registada em vídeo:

"Um ano depois de retirarmos a Space Shuttle, completamos a primeira missão de reabastecimento à ISS", congratulou-se Charles Bolden, administrador da NASA. O executivo da agência espacial destacou ainda o facto de a missão ter sido feita com recurso a um equipamento de uma empresa privada.

"A confiança na tecnologia da Space X e a força da parceria com a NASA fornecem uma base forte para missões futuras e conquistas que virão", disse Elon Musk, diretor executivo da Space X.

[caption]tek-space dragonx aterragem 600p[/caption]

A cápsula Dragon será agora transportada de barco até um porto de Los Angeles, nos EUA, para ser submetida a testes pela Space X. O veículo de transporte levou cerca de 400 Kg em roupas, mantimentos e material científico, mas trouxe quase o dobro em amostras científicas e equipamento defeituosos que faziam parte da ISS.

A cápsula de transporte trouxe alguma "mercadoria" para a NASA, como amostras de sangue e urina recolhidas na Estação Espacial Internacional que vão permitir analisar os efeitos de um ambiente de baixa gravidade nos humanos.

A Space X Dragon esteve acopolada à ISS desde o dia 10 de outubro. Este foi o primeiro de 12 abastecimentos que ficaram acordados entre a empresa espacial privada e a NASA até ao ano de 2016.

O primeiro voo de reabastecimento aconteceu em maio, e na altura também a aterragem foi um sucesso.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico