A Electronic Arts prepara-se para lançar Star Wars Jedi: Survival, a sequela de Fallen Order, que introduziu um novo Jedi, Cal Kestis. O jogo é considerado canônico do universo, interlaçando-se com a saga que vemos nos filmes e séries, e embora a personagem tenha sido criada para este título, encontra alguns nomes que os fãs conhecem, como Saw Gerrera, de Clone Wars.

Star Wars Jedi: Survival mantém a tradição da Respawn Entertainment em contar histórias. O estúdio tem no seu ADN a criação da série Call of Duty, quando os seus membros ainda estavam na Infinity Wars/Activision e a criação de Titanfall, igualmente elogiado pelo seu tom narrativo, dentro de um formato de FPS. O estúdio é também atualmente responsável por supervisionar dois outros jogos da Electronic Arts baseados em Star Wars, incluindo um FPS e um jogo de estratégia que ainda estão por anunciar.

A nova aventura tem lugar durante o tempo em que o Império de Darth Vader continua a perseguir os rebeldes. E Cal Kestis é um dos poucos que conseguiram escapar à Ordem 66, que visa a perseguição e exterminação dos Jedi. Com cinco anos de diferença do primeiro capítulo, o protagonista assume-se mais maduro, mas ainda em fuga das tropas do Império, sempre acompanhado do seu companheiro robótico BD-1 e outras personagens introduzidas no jogo anterior.

Veja na galeria imagens de Star Wars Jedi: Survivor:

Uma das novidades é a introdução de um novo planeta, Koboh, que foi criado de raiz para este segundo jogo da série, e que será o centro de toda a narrativa. Mas os jogadores vão viajar para outros planetas, incluindo Coruscant, onde começa a ação. Em Koboh vai ser possível desenvolver uma base, numa cantina, abrindo o acesso a diversas atividades paralelas, assim como missões secundárias.

Vai poder semear plantas, de sementes recolhidas em diversos planetas, alimentar um aquário com peixes exóticos igualmente encontrados durante as viagens ou participar num jogo holográfico de estratégia, o Holotatics, cujas cartas são baseadas em inimigos que o herói derrota. Há também templos com desafios especiais, como eliminar inimigos mediante certas condições ou resolver puzzles para receber recompensas especiais.

O jogo incentiva os jogadores a vasculhar todos os recantos dos planetas à procura de colecionáveis, cristais e outros itens que podem ser trocados em lojas por itens cosméticos, tanto para a personagem, como o seu robot, assim como as suas armas, uma pistola blaster e o sabre de luz. Estes são elementos que prometem aguçar o interesse dos jogadores que gostam de completar os jogos a 100% e prolongar dessa forma a longevidade desta aventura.

Tal como o primeiro Fallen Order, o jogo mantém e expande algumas mecânicas dos chamados metroidvania. O facto de alguns caminhos estarem inicialmente bloqueados até que o Jedi desbloqueie determinada habilidade ou gadget convida a regressar mais tarde para continuar a explorar. O acesso a um gancho com corda para aceder a plataformas específicas ou a capacidade de o robot fazer hacking a terminais, entre outras habilidades da Força que desbloqueiam caminhos adicionais. É preciso manter dessa forma um olho ao mapa holográfico e perceber os caminhos possíveis de explorar.

Veja o trailer de lançamento do jogo:

Já os combates exploram a vertente mais desafiante dos soulslike, sobretudo nos encontros com bosses e mini-bosses, em que é necessário aprender os padrões, assim como atacar e defender com maior atenção. O Jedi pode desenvolver cinco técnicas de combate, desde o uso de dois sabres, um duplo como o de Darth Maul, o formato Crossguard semelhante ao do Kylo Ren e ainda a combinação de sabre luz com a pistola blaster. Os pontos da experiência acumulada permitem desbloquear habilidades e golpes especiais para cada técnica.

Star Wars Jedi: Survivor chega ao PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.