Cada geração de consolas Nintendo recebe um Super Smash Bros. É um ritual, em género de celebração, que coloca em arenas de combate dezenas de personagens dos diferentes universos Nintendo, mas não só, diversos convidados, protagonistas de jogos não produzidos pela fabricante nipónica que também participam nas festividades de “estalo e pontapé” onde só não vale “arrancar olhos”.

Os números não enganam e Super Smash Bros. Ultimate, que chegou hoje à Switch, apresenta 74 personagens controláveis nas arenas de combate, sendo 11 delas em estreia na série. A Mario, Luigi, Donkey Kong, Zelda, Link ou Sonic que já conhecem os cantos à casa, juntam-se novos nomes como Ken de Street Fighter, os Inklings de Splatoon ou personagens da série Castlevania, apenas para referir alguns. E mais vão chegar em breve, em formato DLC.

E se o número de personagens é inédito em jogos do género, o mesmo vai para a quantidade de arenas temáticas – todas elas inspiradas nos universos das respetivas personagens em combate, ultrapassando a centena. As arenas procuram replicar os níveis dos respetivos jogos, com elementos interativos, numa viagem nostálgica muito agradável. E a isso junte-se o número de itens, armas e outros poderes possíveis de encontrar e equipar nas personagens.

Se a série desde sempre foi elogiada pela qualidade de jogabilidade, equilibrada e diversificada, mantendo as habilidades e poderes das personagens dentro do seu contexto das respetivas séries, o novo jogo promete conteúdo para muitas horas. Seja a solo, ou com amigos (até oito jogadores podem lutar em simultâneo), há ainda um modo aventura (World of Light) para encontrar e desbloquear todas as personagens.

O jogo introduz um sistema de “espíritos”, que são personagens que, embora não sejam controláveis, funcionam como melhorias para os lutadores. Sempre que equipados, como parte da equipa, a personagem ganha mais estatísticas de combate, e os espíritos amealham experiência e sobem de nível, tornando-se ainda mais poderosos.

Tudo junto, Super Smash Bros. Ultimate apresenta inúmeros elementos colecionáveis para encontrar, modos de jogo, e suporte online para competições contra amigos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.