Os primeiros resultados do Observatório Teknológico lançado pelo TeK em parceria com a Netquest, revelam que o Tablet é o gadget mais desejado pelos leitores. Em perto de um milhar de respostas recebidas, os dados indicam que 40,8 por cento dos entrevistados planeiam comprar um Tablet PC nos próximos seis meses.



O Smartphone é o segundo equipamento tecnológico que mais ocupa o pensamento dos leitores do TeK, logo seguido do computador portátil e dos televisores plasma e HD.



Os dados são apurados nesta edição de estreia da iniciativa trimestral criada para ajudar a conhecer os hábitos e as preferências dos leitores e do mercado português, no que se refere à utilização de Tecnologias da Informação.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O mesmo estudo também mostra que o computador portátil é o equipamento tecnológico que um maior número de leitores possui. A máquina fotográfica é o segundo gadget mais comum. Seguem-se outros, como o leitor de DVD, MP3 ou Smartphone.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No que se refere aos telemóveis inteligentes, os dados revelam que 62 por cento dos entrevistados são utilizadores. A Samsung é a marca preferida dos leitores, logo seguida da Apple, com 22,6 e 21,6 por cento, respetivamente. A Nokia só surge na terceira posição.


[caption]Nome da imagem[/caption]

Entre os utilizadores de smartphones, 90 por cento tira partido destes dispositivos para consultar o email. Mais de 80 por cento também usa os equipamentos para aceder à Internet ou consultar mapas. Jogar ou aceder às redes sociais através do Smartphone é uma realidade apenas para metade dos inquiridos.

A maioria dos leitores consulta informação tecnológica por razões pessoais e profissinais (52,6%). Contudo, a motivação pessoal representa 86 por cento.

O Observatório apura ainda dados relativamente aos sistemas operativos e tipo de ligação à Internet. Conclui-se que a esmagadora maioria dos leitores usa Windows.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No que se refere à ligação à Internet, os dados mostram que a fibra ótica já é usada por quase 29 por cento dos leitores inquiridos e que a Internet móvel chega a 33,8 por cento dos entrevistados.


Foram inquiridos nesta primeira edição do Observatório TeKnológico 982 leitores do TeK, entre os dias 20 de setembro e 5 de outubro. Sessenta e nove por cento dos participantes têm menos de 45 anos e a maioria (9 em cada 10) são homens.



No universo de inquiridos, o grupo com idades entre 31 e 40 anos é o mais representativo, concentrando 34,6 por cento dos participantes. Três em cada quatro leitores trabalham, a maioria (quase 70%) nas áreas das telecomunicações e TI. Mais de metade vive em Lisboa e no Porto e 43,4 por cento visitam o TeK todos os quase todos os dias.

Mais de dois terços dos leitores que aceitaram responder ao inquérito indicam que conheceram o TeK a partir do Sapo (72,1%). As redes sociais, onde marcamos presença desde o início do ano, foram o veículo para dar a conhecer o TeK junto de 1,5% dos que responderam ao inquérito.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.