O Farnborough International Airshow (FIA) foi o evento escolhido pela Tekever para revelar um novo drone, que segundo a empresa é constituído por tecnologia “100% portuguesa”. Maior eficácia e menor custo relativamente aos modelos anteriores são duas das vantagens que a aeronave apresenta à partida.



O AR5 Life Ray Evolution já está disponível para compra e o administrador da Tekever, Ricardo Mendes, explica em comunicado quais os cenários onde o drone se destaca: “o nosso sistema está vocacionado para múltiplos tipos de missões de médio a longo alcance, incluindo busca e salvamento, operações de vigilância e patrulha marítima, deteção de poluição, entre outras”.

De acordo com a informação partilhada pela empresa, o drone vai ter as primeiras missões já em 2015, isto porque a Tekever já está a trabalhar com alguns parceiros no desenvolvimento de versões customizadas.



Com uma envergadura de 4,5 metros e uma capacidade de carga de 50 quilogramas, o novo veículo da tecnológica portuguesa promete uma autonomia de voo entre 8 a 12 horas. O drone é capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 140Km/H.



O AR5 Life Ray Evolution vem ainda equipado com câmaras de alta definição de espectro visível e infra-vermelhos, imagens que podem ser acedidas em tempo real pelas entidades contratantes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico