Os seus verdadeiros nomes são Cloud Touch e Cloud Q e vêm provar que numa coisa os rumores estavam certos: há mesmo telefones verdadeiramente "facebookcêntricos" a caminho. E chegam primeiro à Europa, com a estreia marcada para lojas inglesas já em Abril.

A responsável pela criação é a INQ, que afirma que os novos modelos foram concebidos para pessoas que o usam a rede social "como principal meio de comunicação", tendo sido desenvolvidos em "estreita colaboração" com o Facebook.

[caption]INQ Cloud Touch[/caption]

Embora recorram ao Android como sistema operativo, os modelos encontram-se totalmente optimizados para a rede social, oferecendo uma integração com as funcionalidades do serviço que faz com que toda a utilização do telefone gire em torno das suas funcionalidades.

As diferenças começam pelo ecrã inicial dos telefones, dominado pelo feed do utilizador no Facebook e permitindo o acesso rápido a actualizações, fotografias, vídeos, ligações e a funcionalidades como o chat ou caixa de mensagens.

O acesso directo ao Facebook Places a partir do ecrã inicial do telefone vai ainda conferir a possibilidade de fazer o check in em lojas, restaurantes, discotecas e outros locais com presença no serviço.

O menu de funcionalidades do telefone que tiram partido das características da rede social inclui também o acesso ao calendário de eventos do Facebook e a possibilidade de este ser sincronizado com o Calendário Google, por exemplo.

[caption]INQ Cloud Touch[/caption]

Sobre as especificações dos equipamentos, foram divulgados maioritariamente detalhes (e imagens) do Cloud Touch. Sobre o Cloud Q sabe-se apenas que vai correr o Android 2.2 (Froyo) e que conta com um ecrã táctil de 2,6 polegadas.

O Cloud Touch - que aparece nas imagens disponibilizadas pela INQ - usa a mesma versão do sistema operativo móvel de código aberto promovido pela Google, mas a empresa já garantiu que será possível fazer o upgrade o novo Gingerbread (2.3).

No que respeita às "características físicas" do aparelho, foi adiantado que conta com um processador Qualcomm 7227, a 600MHz, e um ecrã de 3,5 polegdas, com uma resolução HGVA (480x320).

A câmara é de 5 megapixéis, com autofocus, e a memória interna incluída de 4MB. Conectividade Wi-Fi 802.11b/g, Bluetooth, GPS, rádio FM, acelerómetro e bússola são outras das garantias.

O preço não foi revelado, mas a INQ garante que os equipamentos serão comercializados a preços acessíveis. De qualquer forma, não será necessário esperar muito para saber. No Reino Unido, o Cloud Touch é colocado à venda em Abril e o Cloud Q chega entre Julho e Setembro.

[caption]INQ Cloud Touch[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.