Em julho do ano passado assinalaram-se os 30 anos do lançamento de um dos filmes mais icónicos da década de 80. No Regresso ao Futuro Marty McFly mostrou ao mundo os seus ténis Nike que se atavam sozinhos. Trinta anos depois da estreia da triologia, que só exibiu os ténis ao segundo episódio (1989), a marca decidiu confirmar que o conceito pode ser aplicado à realidade e revelou que estava a trabalhar nisso mesmo.

Os novos ténis não chegaram a ser lançados em 2015, como se chegou a acreditar, mas vão chegar este ano às lojas. A data ainda não está definida e o preço também não foi revelado, mas a Nike já mostrou o produto e explicou como funciona.

O sistema de aperto dos novos HyperAdapt 1.0 não recorre aos atacadores tradicionais, mas a umas tiras elásticas ligadas a uma bateria, que ficam sobre o peito do pé e apertam ou alargam conforme a informação que vão recebendo dos sensores integrados no sapato.   

Estes sensores, instalados na base dos ténis, registam informação sobre o tipo de passada do utilizador, percebendo se este assenta o pé no chão fazendo mais força com o calcanhar ou com a parte da frente do pé. A forma como apertam os ténis tem em conta essa característica.

Quem utilizar estes novos Nike, no entanto, também pode fazer algumas escolhas e alargar ou apertar mais os ténis se numa determinada situação não se sentir confortável. No lado esquerdo do sapato vai ter dois botões com sinais de mais e menos (+-) para fazer isso mesmo. Estes botões, pressionados durante dois segundos, também servem para desapertar completamente os ténis.    

Deixamos-lhe também um excerto do filme, onde pode ver o modelo original (Nike Mag) do conceito que a Nike agora quer trazer para as lojas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.