Aconteceu na Holanda, numa autoestrada perto de Eindhoven quando um veículo colidiu com a traseira de um jipe que seguia à sua frente. Uns metros atrás do aparato, um Model S, da Tesla, registou o acidente através de uma câmara que o condutor havia montado por cima da consola.

O vídeo foi publicado no Twitter por Hans Noordsij esta terça-feira, mas o ponto fulcral da gravação acontece momentos antes do embate quando o Model S dá conta de que este iria acontecer, reagindo, à priori, com uma travagem de emergência.

De acordo com a descrição de Noordsij o carro conseguiu travar mesmo antes do acidente se dar e evitar que este se envolvesse na colisão. O sinal de perigo é perceptível aos 4 segundos de vídeo e o choque dá-se logo no segundo seguinte quando o Model S já estava em travagem automática e encostado à berma da estrada.

O Tesla estaria a usar o Autopilot v.8.0 que recria imagens em 3D do ambiente envolvente através dos registos captados por câmaras e radares.

O lançamento desta versão esteve envolvida em alguma polémica uma vez que ficou disponível ainda em fase beta. Apesar de Elon Musk defender que o software estaria pronto para garantir mais segurança aos passageiros, o acidente que vitimou um norte-americano ao volante de um Tesla, no passado mês de maio, foi rastilho suficiente para acender algumas críticas.

Face a isto, o CEO deve sentir-se "vingado" uma vez que já partilhou o tweet de Noordsij.