A TMN disponibilizou dois novos smartphones com sistema operativo Android, com os quais reforça a - já anunciada - aposta no segmento e diversificação da oferta de dispositivos a preços mais competitivos.

Desta vez, as novidades incluem o lançamento do segundo dispositivo de marca própria com Android, desta vez com a versão 2.1 do sistema operativo da Google - que entretanto já lançou a 2.2.

Para além do TMN Soft Stone, que tem na versão recente do Android e no preço "simpático" dois bons argumentos, a operadora acrescenta também ao seu portefólio o Sony Ericsson X10 Mini, que garante ser o Android mais pequeno do mercado - e assegura o exclusivo do equipamento em território nacional.

[caption]Soft Stone[/caption]

O novo Android 2.1 com selo TMN encontra-se principalmente vocacionado para um acesso permanente a conteúdos e serviços Web, garantindo a integração com serviços Google como o Gmail, Google Talk, Maps e YouTube, acesso ao Android Market e a serviços como o Pond, desenvolvido pela operadora para ligação às redes móveis.

O dispositivo tem um ecrã de 2,8 polegadas e 64 mil cores (resolução de 240x380), acelerómetro, conectividade Bluetooth, Wi-Fi e HSPA - para um acesso à Internet com velocidades de download até 7,2 Mbps e upload até 2 Mbps.

Conta com uma câmara fotográfica de 3.2 megapixéis, 130 MB de memória interna, entrada para cartões microSD até 8GB. Apresenta também dimensões reduzidas, com 1,4 centímetros de espessura e uns razoáveis 120 gramas de peso.

[caption]Soft Stone[/caption]

O telefone vem também com GPS com licença vitalícia NDrive 10, que inclui mapas de Portugal Continental e Ilhas, imagens reais de Lisboa e Porto e um novo interface de utilizador.

O preço promocional de 149,90 euros (ou 139,90, se comprado online) vem competir com o recente lançamento da Vodafone, que colocou no mercado um Android de marca própria ao competitivo valor de 134,90 euros. A Optimus tem, desde Junho, o Boston, que custa 179,90 euros.

[caption]Sony Ericsson X10 Mini[/caption]

Também anunciado hoje como exclusivo da marca, o X10 Mini é uma espécie de versão mais pequena do primeiro modelo da Sony Ericsson com Android, o Xperia X10, e tinha já sido referido pelo TeK, aquando da sua apresentação. Os clientes TMN podem agora adquirir o equipamento por 199,90 euros, ou 189,90, na loja online.

Apesar de mais recente, conta ainda com a versão 1.6 do Android, mas não deixa de beneficiar de atractivos como a confortável colecção de aplicações disponíveis na loja do serviço ou a integração com os serviços da Google para plataformas móveis.

"Mais pequeno que um cartão de crédito", o telefone dispensa o teclado, apresentando apenas um ecrã táctil de 2,6 polegadas (e 16 milhões de cores) e um peso que não ultrapassa os 88 gramas. A câmara fotográfica é de 5 megapixéis e também grava vídeo. O acesso à Internet é garantido com uma velocidade de download até 7,2 Mbps… ou através do Wi-Fi.