E se fosse possível navegar uma página Web num computador com a mesma facilidade com que navega num tablet? Apesar da evolução dos trackpads, os ecrãs sensíveis ao toque vieram introduzir mais usabilidade na utilização de determinadas ferramentas.



A Ractiv, através do sensor Touch+, quer levar um pouco desta usabilidade a vários dispositivos, incluindo computadores e televisores.



O equipamento constituído por duas câmaras rastreia a posição dos dedos dos utilizadores e através de uma conversão consegue transformar os movimentos em ações touch. Deslize o dedo para a direita no teclado e troque de fotografia numa galeria. Faça um movimento de pinça em cima de uma mesa e estará a fazer zoom numa imagem num computador.



Este é daqueles casos em que é melhor ver do que ler e o seguinte vídeo ajuda a explicar toda a essência do Touch+:





O equipamento tem um preço de 75 dólares, cerca de 56 euros, e para as funcionalidades que promete parece apresentar uma relação qualidade-preço suportável pela maioria dos utilizadores que podem estar interessados.



Seja em ambiente doméstico ou num cenário empresarial, o aproveitamento das superfícies para criar uma experiência sensível ao toque traz sempre vantagens: como o caso das smart tvs e da possibilidade de tornar mais prática a escrita nestes equipamentos.

O projeto fez campanha no Kickstarter, mas desde então evoluiu na forma e no conteúdo. Em comunicado um dos responsáveis da empresa mostrou-se confiante sobre a possibilidade de o Touch+ ser capaz de colocar em causa o “reinado” de 50 anos dos ratos de computador.



O equipamento acaba por ser diferente de outros sensores de movimento, como o Kinect e como o Leap Motion, por permitir que os utilizadores tenham contacto com alguma superfície como forma de controlar a precisão dos movimentos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico