Uma ideia simples, sem dúvida, e que aparentemente resulta na perfeição: em vez de ter uma fechadura convencional, pensada para ser acionada com uma chave com características físicas únicas, é o smartphone que tranca e destranca a porta da sua casa.

Literalmente. O terminal móvel é emparelhado com a Otto, uma fechadura com um design personalizável e aprumado, e mediante a deteção de proximidade permite destrancar a porta com um simples toque no sensor. A ligação é estabelecida via Bluetooth.

Está sem bateria no smartphone em que tem a app móvel da Otto instalada? Não há problema, já que esta fechadura eletrónica permite a configuração de um PIN de quatro dígitos que também permite abrir a porta e trancá-la a seguir.

A Otto é alimentada por duas pilhas recarregáveis incluídas no pack e possibilita ainda dar acesso a outros utilizadores, como acaba por ser indispensável em casas onde viva mais de uma pessoa.

 

Isso pode ser através da já referida app móvel, sendo que chegou ao fim aquela dúvida se trancou ou não a porta após sair de casa: a Otto também consegue bloquear a porta à distância com o smartphone.

A app móvel que permite manusear e gerir esta fechadura eletrónica está disponível apenas para iOS a partir da versão 10. Os utilizadores de Android também têm uma app disponível para lidar com a Otto, mas apenas no papel de visitas à casa onde a porta com a Otto está instalada.

Mas a má notícia é que, apesar de a entrega das fechaduras começar este outono, a Otto está para já disponível apenas em território norte-americano, pelo que dá a entender a loja online oficial, que também mostra um preço mínimo de 699 dólares.

Pode ser que a ideia tenha sucesso absoluto e a comercialização seja estendida à Europa, Portugal incluído. Potencial para isso não falta à Otto.