Um projeto artístico que combina a música com a tecnologia. É assim que os responsáveis começam por apresentar o e-maestro, uma instalação artística com recurso a ferramentas multimédia, com estreia marcada para a próxima quarta-feira, 14 de março. Contará também com um site a partir do qual será disponibilizada uma aplicação para experimentar em casa.

A novidade, que será apresentada durante a Futurália, resulta do trabalho que está a ser desenvolvido pelo investigador português Rui Avelans Coelho, da Universidade Nova de Lisboa, numa parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Texas, em Austin, EUA.

A instalação interativa é composta por três telas, uma frontal e duas laterais, com 4m x 2,50m cada. Nelas são reproduzidas as imagens de três projectores sincronizados com uma instalação sonora, explicam os responsáveis pela iniciativa.

Os recursos são usados para reproduzir uma atuação da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, tocando a abertura da ópera Carmen, de Bizet, e no centro da instalação está colocada uma “consola de controlo”, a partir da qual o utilizador interage com a aplicação.

[caption] [/caption]

A consola “funciona como a estante do maestro”, comandada pelo utilizador, “ficando assim com a sensação de estar a dirigir a banda”, promete-se no comunicado à imprensa. O equipamento apresenta vários botões separados por sectores com diferentes cores, “que correspondem à disposição dos naipes de instrumentos na banda, cabendo ao utilizador dar as entradas aos vários naipes”, carregando nos botões, detalham os responsáveis.

[caption] [/caption]

As imagens mudam consoante o naipe de instrumentos que estão a ser tocados e como estes entram à vontade do maestro “podem sempre criar-se novos arranjos musicais, segundo a inspiração ou habilidade de cada um”.

[caption] [/caption]

A experiência tem também uma vertente pedagógica, na medida em que “com a exploração prática é possível identificar e compreender de forma intuitiva a importância dos diversos instrumentos e a forma como se inter-relacionam e complementam na sonoridade global da banda”, destacam os envolvidos no projeto.

Para além da instalação que ficará acessível dia 14, a iniciativa conta também com uma vertente online. Está a ser criado um site (www.e-maestro.net) que irá disponibilizar a aplicação informática usada para que qualquer internauta possa, dentro das possibilidades e meios ao seu dispor, tirar partido da experiência.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes