
A tshirtOS quer revolucionar o conceito de t-shirt tal como as pessoas conhecem. A peça de vestuário desenvolvida pela WorkClub e pela CuteCircuit vem equipada com um ecrã de 1024 pixéis, câmara fotográfica, acelerómetro e entrada para auscultadores.
A componente visual é o grande destaque da tshirtOS, que reproduz em tempo real partilhas do Facebook, tweets, fotografias e até músicas que o utilizador esteja a ouvir. O acelerómetro incorporado consegue detetar alguns movimentos que são feitos por quem usa a t-shirt, como um salto por exemplo, e reproduz uma imagem que condiz com a ação que foi executada.
Mas para que tudo funcione é preciso que a peça de vestuário esteja ligada a um iPhone 4S ou iPhone 5 com a aplicação da tshirtOS instalada. Só assim é que a ligação à Internet e a reprodução de conteúdos em tempo real é possível, e a ligação entre os dois gadgets é feita através de Bluetooth.
[caption][/caption]
A tshirtOS não está disponível para compra, devido ao elevado preço de produção dos protótipos. Mas a Ballantine's, a marca que está por trás deste produto, diz em comunicado de imprensa que a peça de vestuário pode chegar ao mercado de consumo caso as pessoas demonstrem um nível de interesse na aquisição da camisola, já que em economias de escala seria mais suportável a sua produção em massa e comercialização.
[caption][/caption]
Numa perspetiva têxtil, a tshirt é 100% algodão e ao que o TeK apurou é também lavável. Para isso basta retirar o "cérebro" da camisola que é composta por microprocessadores e por uma bateria que é recarregável através de USB.
A camisola já marcou na quarta-feira num programa da noite da RTP e voltará a estar em destaque na noite de quinta-feira numa festa realizada em Portugal e que marca a estreia mundial da t-shirt.
Ainda que o conceito seja diferente, existem t-shirts semelhantes, que já foram referidas numa Montra TeK, e que usam iluminação LED para reproduzir emoticons. A troca de estados de espírito nestas t-shirts pode ser feita com um toque no painel frontal da peça de vestuário.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários