Já está disponível para download uma nova versão desktop do Ubuntu. A actualização 10.04 do sistema operativo de código aberto inclui diversas melhorias. Entre elas um design renovado ou maior velocidade no arranque.



Esta será uma melhoria óbvia em todas as máquinas, mas é nos dispositivos SSD, como os netbooks (que têm, aliás, uma versão optimizada do software), que o impacto será mais positivo.



A integração com redes sociais é outra novidade importante na nova versão e vai permitir o acesso e actualização destas plataformas de forma mais simples através do novo Me Menu.



A funcionalidade facilita a utilização de plataformas sociais como o Facebook, Digg ou Twitter, mas também de canais de mensagens instantâneas, como o Google Talk, MSN ou IRC, a partir de uma única janela.

[caption]Me Menu[/caption]

A Ubuntu One Music Store também é nova e passa a permitir que a partir do sistema operativo seja possível ter acesso a um catálogo de músicas das principais editoras discográficos, incluindo um generoso portefólio de músicas sem DRM (tecnologias de protecção à cópia). A aplicação é compatível com a generalidade dos leitores digitais e as músicas seleccionadas podem ser guardadas online e acedidas a partir de qualquer PC.

[caption]Ubuntu - Loja de Música[/caption]

A Canonical, responsável pelo desenvolvimento do produto, assegura que o novo look do sistema operativo e a loja de música são duas peças importantes para tornar o sistema operativo mais intuitivo e mais atractivo e espera com isso tornar mais satisfeitos os clientes actuais e chegar a novos públicos.



O Ubuntu 10.04 - cujo lançamento o TeK já tinha antecipado - inclui três anos de suporte e 2 GB de espaço gratuito para utilização do serviço Ubuntu One, que permite guardar e partilhar ficheiros, pastas e contactos na nuvem. Espaço extra pode ser adquirido.


O Ubuntu usa como browser pré-configurado o Firefox e como suite de produtividade o OpenOffice.org. A plataforma de messenger é o Empathy, que integra com as principais soluções do mercado, só para dar alguns exemplos.



Além do software pré-carregado no sistema, o utilizador tem sempre a possibilidade de recorrer ao Ubuntu Software Centre - actualizado - para descarregar novos programas. É também uma boa fonte para acesso a novos jogos e outros conteúdos de entretenimento.

[caption]Ubuntu Software Centre[/caption]