
Nos últimos lançamentos de smartphones a Google tem tido dificuldade em manter segredo sobre o design e alguma funcionalidades, e para o Pixel 10 a tendência mantém-se, com os rumores a revelarem quase tudo. Hoje a empresa anuncia formalmente a décima geração dos seus smartphones, que mantêm o design escolhido no Pixel 9 e o mesmo "arranjo" do módulo para as câmaras fotográficas traseiras, mas que reforçam a resistência e durabilidade, a capacidade de processamento e bateria, para além da fotografia.
A apresentação oficial começa às 18 horas e pode ser seguida online através deste link, mas o TEK Notícias teve acesso a uma pré apresentação da Google onde os responsáveis de produto partilharam as principais novidades e funcionalidades da gama se smartphones, e a visão para a integração mais "proativa" da Inteligência Artificial,
Os novos Pixel 10 vêm em três versões, com o Pixel 10 “normal”, o Pixel 10 Pro e o Pixel 10 Pro XL, a versão de maior ecrã que se tinha estreado em 2024. Todos ficam hoje disponíveis em Portugal para pré-encomenda, mas só chegam às lojas a 28 de agosto, com preços a começar nos 919 euros e a subirem aos 1.719 euros para a versão mais cara, o Pixel 10 Pro XL de 1 TB de armazenamento.
Para além das atualizações do hardware, os novos Pixel têm maior integração com as ferramentas de inteligência artificial, do Gemini Assistant da Google. A responsável de produto explicou na sessão de pré apresentação dos smartphones que a lógica de integração destas ferramentas está a mudar. “Hoje a relação com a IA é mais reativa, mas se o equipamento entender o contexto pode sugerir ações […] não é só uma questão de adicionar funcionalidades, é uma mudança fundamental da forma como funciona”, defende.
Clique nas imagens para mais detalhes
Os Pixel são os primeiros smartphones com o novo Gemini nano, alimentado pelo processador Tensor G5 para acelerar o acesso às ferramentas de IA diretamente no telefone. Para já uma das principais novidades, o Magic Cue e as funcionalidades proativas de Inteligência Artificial, fica disponível apenas nos Estados Unidos, sem data para chegar à Europa. Ficam ainda prometidas ferramentas para tradução de voz imediata em chamadas telefónicas, usando a voz do utilizador, e um Pixel Journal, uma aplicação onde pode gravar os "pensamento", e que na primeira fase só funciona em inglês.
Mas os Pixel 10 contam com todas as ferramentas que a Google tem vindo a adicionar ao Android, como o Gemini Live para conversão com o assistente digital, e um novo interface, o Material 3 Expressivo, mais personalizável.
Na fotografia conte ainda com um "treinador" para o guiar na captação de imagem, de forma a que escolha o melhor enquadramento e composição. A Google explica que o Assistente de câmara foi criado para quem está a dar os primeiros passos e ensinar os conceitos fundamentais, servindo de inspiração para novas fotografias.
Retoques no design e na câmara
Como é habitual, há diferenças entre os modelos Pixel 10, as versões Pro e Pro XL mas todos ganham melhorias nos ecrãs, no som e na bateria, assim como na fotografia, só que em escalas diferentes.
Veja o vídeo
No Pixel 10 o ecrã de 6,3 polegadas teve um upgrade de brilho para os 3.000 nits para facilitar a visualização em ambientes de grande luminosidade, mas o áudio foi também melhorado. Na fotografia o destaque vai para uma teleobjetiva de 5X com foco automático mais rápido.
A versão Pro, com ecrã também de 6,3 polegadas, traz também mais qualidade no ecrã com 3.300 nits de brilho e maior durabilidade, e na câmara traseira tripla com zoom de 100x. As configurações de bateria e câmara são partilhadas entre a versão Pro e Pro XL, mudando apenas o tamanho do ecrã, que é de 6,8 polegadas no modelo maior.

Entre as novidades há novos acessórios magnéticos e o Pixelsnap para carregamento sem fios Qi2 integrado. E apesar de escolher continuar a lançar os seus smartphones em pleno verão, a Google optou neste gama por cores mais sóbrias, com o Obsidiana, Gelo Lilás, Índigo e Capim-limão no Pixel 10 e Obsidiana e Porcelana no Pixel 10 Pro, a que se juntam a Pedra Lunar e Jade.
Os novos Pixel 10 ficam hoje disponíveis para pré-encomendas, mas só chegam às lojas a 28 de agosto. Durante o período de pré venda a Google faz oferta de uma capa, no valor de 59,99 euros. Os preços definidos para os smartphones começam nos 919 euros para o Pixel 10, 1.119 euros para o Pixel 10 Pro e 1.329 euros para o Pixel 10 Pro XL, mas a versão mais cara custa 1.719 euros para quem optar pelo Pixel 10 Pro XL com 1 TB de armazenamento. Todos os modelos têm direito a uma assinatura de um ano do Google AI Pro e sete anos de atualização do sistema operativo.
Da lista de anúncios fazem ainda parte novos auriculares Pixel Buds 2a e os relógios Pixel Watch 4, com modelos de 41 e 45 mm e versões WiFi e LTE, que são exclusivo da Vodafone. O preço dos Pixel Buds 2a foi fixado em 149 euros, enquanto o Pixel Watch 4 começa nos 399 euros e vai até 549 euros, na versão LTE do modelo de 45mm.
E ainda não é desta vez que o Google Pixel 10 Pro Fold chega a Portugal.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O que se vê da "janela para o mundo" da Estação Espacial Internacional? Vídeo mostra tudo (em menos de 1 minuto) -
App do dia
Edits ganha novas funcionalidades de edição para animar os vídeos no Instagram -
Site do dia
E se o ChatGPT respondesse às perguntas com vídeos ao estilo do TikTok? É o que propõe o Vany -
How to TEK
A saúde da bateria é o bem mais precioso do smartphone. Tem cuidado dela?
Comentários