Depois de vários adiamentos, e mais de um ano após a sua primeira apresentação na CES 2009, a Asus anunciou oficialmente o lançamento do EeeKeyboard, um computador totalmente integrado no teclado - a lembrar os antigos Commodore.

Apesar das reminiscências deste clássico, a nova máquina da Asus encontra-se adaptada aos tempos modernos, e apesar das reduzidas dimensões do seu ecrã - também ele agregado ao teclado e não medindo mais de 5 polegadas - é apresentado como um dispositivo vocacionado para a navegação na Internet e para os conteúdos multimédia, com especial ênfase no vídeo HD (720p).

A ideia é tirar partido das ligações HDMI, VGA e UWB - que permite, sem necessidade de cabos, o stream de vídeos em alta-definição com o computador colocado até uma distância de 5 metros do ecrã - e transformar o PC num centro de média portátil a partir do qual os utilizadores procuram e "ordenam" a reprodução dos conteúdos que assim podem ser visualizados num tamanho generoso.

[caption]Asus EeeKeyboard[/caption]

Para além da possibilidade de conexão a outros equipamentos, o próprio Asus EeeKeyboard conta com um ecrã multi-touch LED de 5 polegadas (800x480) e colunas estéreo, que serve todas as funções de navegação na Web e reprodução de conteúdos vídeo, música e fotografia, por exemplo.

[caption]Asus EeeKeyboard. Imagem do Engadget[/caption]

No interior da máquina podemos encontrar um processador Intel Atom N270 (1.6GHz), 1GB de memória RAM DDR 2, um disco rígido SSD 16 ou 32 GB (consoante a versão). Para ajudar na reprodução de vídeos HD conta ainda com um chip Broadcom. O sistema operativo é o Windows XP Home.

Ficam também garantidas a conectividade Bluetooth 2.0, ligação sem fios à Internet WLAN 802.11 b/g/n e três portas USB 2.1. O armazenamento de dados conta ainda com o espaço disponibilizado online pela Asus.

[caption]Asus EeeKeyboard[/caption]

Apesar do enfoque na portabilidade, e do seu peso reduzido (1,1 quilos), a autonomia da bateria do EeeKeyboard não vai além das 4 horas de utilização.

Com chegada às lojas norte-americanas marcada para este mês, o computador encontra-se desde o final de Abril em pré-venda através da Amazon, onde custa 599 dólares (com o disco de 16GB), mas também lá apenas se encontra disponível para clientes localizados nos EUA.

[caption]Asus EeeKeyboard[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.