Goste-se ou não do iPhone, o telefone da Apple marcou o início de uma nova era, embora não tenha sido o primeiro smartphone e nem o primeiro telemóvel com um ecrã sensível ao toque.

Alguns nem sequer lhe atribuírem o carater revolucionário com que Steve Jobs o anunciou e muitos consideram que os níveis de inovação que foram sendo implementados ao longo dos anos são fracos. Olhando para o que foi feito na última década, com os diferentes modelos, o que acha?

Críticas à parte, a verdade é que passada uma década da sua apresentação, o modelo da marca da maçã é o mais popular no mundo. Sempre subjetiva a discussão sobre se é, de facto, “o melhor”, o seu papel no mercado dos smartphones é inegável, e principalmente como contributo para as contas da Apple, ou o iPhone não se tivesse transformado no principal driver de crescimento da empresa de Cupertino, desde o seu lançamento.

Para que se tenha uma ideia, as vendas diretas do telefone no final do segundo trimestre de 2016 representavam 57% das receitas totais.

Hoje os lançamentos de primavera e outono a que a marca da maçã habituou os seus fãs (e não fãs) continuam a ser aguardados com expectativa, embora o secretismo antes caraterístico em redor das novidades a apresentar comece a ser “minado” meses antes da apresentação.

Também é verdade que as filas de espera à porta das lojas para comprar os equipamentos diminuíram consideravelmente, mas ainda assim, passados 10 anos, o iPhone continua a figurar nos tops dos equipamentos mais vendidos e o iOS também reúne a preferência de milhares de programadores.

Vale com certeza ver a a forma como Steve Jobs dá a conhecer a nova “revolução” da Apple, a 9 de janeiro de 2007. A apresentação durou, no total, cerca de uma hora e meia e perto de 55 minutos foram “gastos” em redor do iPhone, num evento que também marcou a estreia da Apple TV e igualmente da nova designação da Apple sem “Computers”, que acompanha a marca da maçã até aos dias de hoje.

Reveja o momento.

Nota de Redação: Foi substituída a foto do iPhone 6 da galeria de imagens.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.