Citada pela Agência Lusa, Helena Sousa apontou durante a conferência "A Comunicação Social e o Futuro Digtial", organizada pela ERC, que as empresas tecnológicas, ao terem um "grande poder em matéria de proeminência de conteúdos, com sistemas algorítmicos que geram dependência e filtram os conteúdos de forma opaca", põem em causa o pluralismo e a diversidade. 

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

De acordo com a responsável, "os mecanismos de seleção e direcionamento de conteúdos" usados pelas empresas são eficazes a captar audiências e publicidade. Além disso, as pessoas acedem cada vez mais a notícias através de meios fora dos próprios órgãos de comunicação social, de motores de busca e redes sociais a notificações e plataformas agregadoras, o que coloca "a liberdade em territórios de opacidade, aos quais seria urgente, como já fazem outros países, dedicar enorme atenção", afirmou Helena Sousa

Os conteúdos gerados por inteligência artificial são outra das preocupações apontadas pela responsável, uma vez que aumentam a "incerteza sobre o que é real", distorcendo a realidade e alimentando "sentimentos de medo e de insegurança perante o futuro".

A presidente da ERC realçou também que a desinformação tem tem efeitos transversais em todas as esferas da vida social, lembrando que o novo quadro regulatório europeu surge precisamente do reconhecimento dos "riscos sistémicos" com impacto nos direitos fundamentais, na liberdade de expressão e no pluralismo dos meios de comunicação social.

Como detalhado pela responsável, o panorama mediático português mudou profundamente nas duas últimas décadas. Segundo dados da ERC, o número de títulos de imprensa registados caiu de cerca de 3.100 em 2008 para menos de 1.700 no final de 2024, refletindo uma intensificação da tendência de recessão do sector.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 11h36)

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.