O Smart Writing Set resulta de uma parceria com a Neo Smartpen e é composto por uma caneta, um caderno e uma app que, combinados, permitem passar para formato digital as notas, os esquemas ou desenhos registados em papel, automaticamente.

A caneta inteligente Pen+ tem uma câmara na ponta que regista todos os movimentos feitos em tempo real. A ação da Pen é ajudada pelo caderno Paper Tablet e pela espécie de grelha impercetível integrada e que serve para que o software reconheça as anotações ou ilustrações feitas, de modo a que a imagem digital resultante corresponda ao que está no caderno.

A aplicação, disponível para iOS e Android, permite a transferência dos dados que podem depois ser partilhados através de email com outras pessoas ou guardados no Google Drive ou no Evernote.

A Moleskine tem um tutorial em vídeo em que explica todos os pormenores.

Caso não queira fazer a transferência no momento, saiba que a a Pen+ tem capacidade para armazenar 1.000 páginas por si só. O Smart Writing Set foi lançado esta semana no mercado norte-americano com um preço de 199 dólares. Os cadernos custam 30 dólares cada um.