
A iniciativa de engenharia social tem o nome de Solar Cow e destina-se a combater o abandono escolar e o trabalho infantil em África. E como? Oferecendo energia aos pais das crianças.
Esta vaca solar na realidade é uma estação de carga e, tal como o nome deixa adivinhar, tem a forma do animal e aproveita a luz do sol para a tarefa.
A Solar Cow é instalada na área de recreio da escola e a intenção é que cada um dos alunos, quando chega de manhã, coloque a sua “power milk” a carregar – baterias portáteis na forma de uma espécie de garrafas de leite – e no final das aulas a levem de volta para casa, para servir como “fonte de energia”, com várias aplicações. O projeto é explicado num vídeo.
A ideia é da Yolk, uma empresa na área da energia solar, e já arrecadou dois galardões: o AidEx Innovation Challenge Award 2018 e um Innovation Award da CES. De momento tem um projeto piloto a decorrer no Quénia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários