
A TUGA Innovations é uma startup sedeada em Vancouver, no Canadá, que tem um cofundador português, César Barbosa, que assume também o papel de vice-presidente da empresa. A empresa está a desenvolver soluções de mobilidade urbana e acaba de mostrar o protótipo funcional do seu primeiro veículo elétrico TUGA.
Trata-se de um modelo em forma de triciclo modular, capaz de se adaptar às diferentes necessidades nas deslocações citadinas. Imagine uma espécie de Tuk Tuk de transporte individual (um condutor e um passageiro) capaz de “romper” filas de trânsito divido às suas dimensões reduzidas, situado entre um automóvel e uma mota. No vídeo de apresentação, César Barbosa diz que o transporte é destinado a pessoas que necessitem de chegar rapidamente a um local, podendo chamar um TUGA.
Veja na galeria imagens do protótipo TUGA:
Não se trata apenas do veículo elétrico, mas um ecossistema que a TUGA Innovations quer criar na mobilidade urbana que inclui uma app, uma plataforma de software por trás da aplicação que é capaz de partilhar a informação. “Uma app e um veículo traduzem-se numa solução. E o que oferecemos às pessoas é uma solução”.
Sendo um veículo modular, o TUGA pode ser transformado mediante as necessidades a partir do seu chassis. Pode adicionar parte da cabine para ser um descapotável, ou capota completa. Atrás pode trocar o módulo da janela do lugar do “pendura” por uma caixa, preparado o veículo para entregar encomendas. Os módulos podem ser configurados para serem um veículo de “commuter”, um serviço de partilha de boleia, táxi, aluguer ou modificado para explorar os mercados de lazer.
O vídeo revelado para a apresentação do veículo foi gravado em Portugal, nas instalações da Vangest S.A. na Marinha Grande, empresa que montou o protótipo em parceria com os engenheiros da TUGA Innovations, que enviaram o chassis e o motor a partir do Michigan, nos Estados Unidos. “Estamos muito orgulhosos por alcançarmos tanto num pequeno período”, disse César Barbosa, destacando o efeito de ver a visão para o projeto a tornar-se em realidade, reforçando que necessitou de uma equipa para o conseguir, mas prometendo ser apenas o início.

O CEO da empresa, John Hagie, diz que estão a entrar na próxima fase de desenvolvimento, ao mesmo tempo que estão a introduzir a plataforma a vários parceiros de desenvolvimento selecionados. Será necessário aprofundar a engenharia do veículo, testá-lo e iniciar o marketing. Refere que o TUGA vai ficar em exposição nos seus escritórios nos arredores de Lisboa.
O veículo vai oferecer tecnologia avançada de conetividade para aumentar a segurança e performance na navegação. O TUGA foi projetado para se deslocar num raio de 160 quilómetros, com uma velocidade máxima de 140 km/h.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários