Em maio, o blog Capture the Atlas organizou o concurso “Milky Way Photographer of the Year”, reunindo 25 das melhores fotografias de 2023 da Via Láctea, entre mais de 3.000 candidaturas. A organização encerra o ano com outro concurso fotográfico, desta vez relacionada com as impressionantes Auroras Boreais, que inspiraram o prémio “Northern Lights Photographer of the Year”.
O blog explica que a compilação das fotografias é sempre publicada em dezembro, para coincidir com a temporada das “Luzes do Norte”, tendo o objetivo de inspirar a partilha da beleza deste fenómeno natural. O fenómeno decorre entre setembro a abril no Hemisfério Norte e de março a setembro no Hemisfério Sul. Mas o melhor período para assistir e fotografar é durante os equinócios do Outono e Primavera devido à orientação do eixo do planeta.
Veja na galeria imagens do Northern Lights Photographer of the Year 2023:
Este ano foram incluídas imagens captadas em todo o mundo, destacando-se países como o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Finlândia, Noruega, Islândia, Rússia, Austrália e Nova Zelândia. São 25 fotógrafos oriundos de 13 nacionalidades diferentes.
Foi ainda salientado que a aproximação do Sol à Terra, que corresponde ao período de maior atividade solar do seu ciclo de 11 anos, gera imagens das auroras a menores latitudes, o que significa a observação do fenómeno em locais únicos que não tinham sido anteriormente fotografados. Como exemplo, imagens de Gales, Alemanha e Austrália são exemplos raros que este ano foram registados.
De recordar que o blog dá muita importância não apenas à qualidade da imagem, como também a sua história e a inspiração, como fatores para serem anualmente selecionadas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários