A SpaceX conseguiu. Depois de quatro tentativas mal sucedidas, a empresa de transporte espacial aterrou um foguetão Falcon 9, depois de ter estado no espaço. O sucesso da missão passou claramente pela tentativa de pousar o rocket em terra, visto que nas vezes anteriores a tecnológica de Elon Musk tentou fazer as aterragens numa plataforma que flutuava no mar.

A SpaceX partilhou ainda aquela que é uma fotografia única, já que mostra na mesma imagem o momento de descolagem e de aterragem do foguetão Falcon 9.

[caption][/caption]
Apesar de o grande objetivo da SpaceX com este prova dada é partir para a reutilização dos foguetões espaciais, algo que ajudará a reduzir os custos de viagens até ao espaço, o rocket desta missão não vai voltar a ser usado. "Acho que provavelmente vamos manter este no solo, apenas por ser único, foi o primeiro que trouxemos de volta", disse Elon Musk numa conferência de imprensa, citado pelo The Verge.

A empresa vai agora proceder a alguns testes - mantendo o rocket espacial preso ao chão, mas ativando na mesma os propulsores -, para perceber na mesma se estaria em condições de ser novamente usado.

Recorda-se que a SpaceX já tinha tentado por três vezes a aterragem de um foguetão Falcon 9 - aqui, aqui e aqui -, tendo sido esta a primeira missão bem concretizada nesse sentido.

Apesar do feito e do impacto mediático que está a ter, vale também a pena recordar que recentemente a empresa Blue Origin do 'patrão' da Amazon, Jeff Bezos, conseguiu também pousar um foguetão em terra. A grande diferença é que o Sentinel da Blue Origin fez voo suborbital, enquanto a SpaceX concretizou mesmo uma ida ao espaço com o Falcon 9.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.