Para muitas pessoas o pôr do Sol é um momento especial: cada um tem as suas razões e preferências de locais para ver a estrela a desaparecer no horizonte. Pense então como especial pode ser ver o pôr do Sol como se estivesse em Marte.
É justamente isso que o robot Curiosity mostra com algumas das suas mais recentes fotografias. Aqui em baixo fica uma fotografia em alta definição que mostra o fenómeno - o Sol ganha um cor azulada - e uma pequena sucessão de imagens que mostram o momento:
[caption][/caption]
[caption][/caption]
As imagens foram conseguidas no dia 15 de abril, tendo sido captadas pelo sensor Mastcam que equipa o robot. Recorda-se que o Curiosity vai cumprir o seu terceiro aniversário no planeta vermelho no dia 6 de agosto deste ano.
De acordo com a CNet, o aspeto azulado do Sol está diretamente ligada à camada mais fina de atmosfera que existe em Marte, mas também ao facto de existirem tempestades de pó no planeta.
No entanto esta não é a primeira vez que investigadores da Agência Espacial Norte-Americana (NASA na sigla em inglês) revelam como é o por do Sol em Marte. Em 2010, na altura com a ajuda do robot Opportunity, tinha sido revelado um vídeo que mostrava o acontecimento:
Atualmente a NASA está a pedir a colaboração de todos para conceber projetos que ajudem os humanos a manter-se no planeta vermelho. Se tiver uma ideia, a agência está disposta a pagar-lhe.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários