Para muitas pessoas o pôr do Sol é um momento especial: cada um tem as suas razões e preferências de locais para ver a estrela a desaparecer no horizonte. Pense então como especial pode ser ver o pôr do Sol como se estivesse em Marte.

É justamente isso que o robot Curiosity mostra com algumas das suas mais recentes fotografias. Aqui em baixo fica uma fotografia em alta definição que mostra o fenómeno - o Sol ganha um cor azulada - e uma pequena sucessão de imagens que mostram o momento:

[caption]Por Sol Marte[/caption]

[caption]Por Sol Marte[/caption]

As imagens foram conseguidas no dia 15 de abril, tendo sido captadas pelo sensor Mastcam que equipa o robot. Recorda-se que o Curiosity vai cumprir o seu terceiro aniversário no planeta vermelho no dia 6 de agosto deste ano.

De acordo com a CNet, o aspeto azulado do Sol está diretamente ligada à camada mais fina de atmosfera que existe em Marte, mas também ao facto de existirem tempestades de pó no planeta.

No entanto esta não é a primeira vez que investigadores da Agência Espacial Norte-Americana (NASA na sigla em inglês) revelam como é o por do Sol em Marte. Em 2010, na altura com a ajuda do robot Opportunity, tinha sido revelado um vídeo que mostrava o acontecimento:

Atualmente a NASA está a pedir a colaboração de todos para conceber projetos que ajudem os humanos a manter-se no planeta vermelho. Se tiver uma ideia, a agência está disposta a pagar-lhe.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.