![Veja em direto o lançamento do disco voador da NASA que um dia pode chegar a Marte](/assets/img/blank.png)
De acordo com a NASA, as condições das águas oceânicas no Havai tornaram difícil o lançamento do Low Density Supersonic Decelerator (LDSD), na última terça-feira. A agência espacial explicou que a altura das ondas não era adequada para a recuperação segura do veículo de teste.
O lançamento foi reagendado para hoje, 4 de junho, às 18:30H, hora de Portugal Continental, e o leitor vai ter a hipótese de acompanhar todo o processo em direto. Durante mais de duas horas, um balão irá elevar o veículo a mais de 37 mil metros de altitude ficando todo o processo registado através das quatro câmaras instaladas no disco voador.
Broadcast live streaming video on Ustream
A primeira vez que o LDSD foi lançado foi em junho de 2014 no Havai. O balão preso ao disco voador conseguiu elevá-lo a 120 mil pés de altitude. No entanto, durante a sua descida, o paraquedas danificou-se tornando a queda do veículo mais agressiva do que inicialmente estava prevista.
Apesar disso, foi possível recolher informações importantes e o primeiro voo de teste foi rotulado como bem-sucedido. Tratando-se de uma fase de testes, os falhanços acabam por ser vistos como males menores para prevenirem futuros erros e ajudarem a identificar as modificações necessárias.
Assim, todas as atenções deste ano vão estar viradas para o desempenho do paraquedas supersónico que está “mais forte e muito mais robusto”, afirmou Ian Clarck, investigador do projeto, como citado na NBC.
A NASA já tem mais testes marcados para o disco voador, estando já prevista uma terceira fase de experiências para o verão de 2016.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários