Elon Musk já tinha referido que o protótipo Starship SN8 da SpaceX tinha apenas 1 em 3 hipóteses de sobreviver ao teste e depois de ser lançado com sucesso, ao chegar ao solo a nave acabou por explodir. Um vídeo da Reuters mostra como tudo aconteceu, de vários ângulos,  numa explosão que não passou despercebida pela internet.

Depois de cancelado o teste na terça-feira, na segunda tentativa a SN8 rompeu os céus como esperado, atingindo 13 quilómetros (8 milhas) de altitude, que era o principal foco do teste, regressando ao solo como estava previsto. Apenas a sua aterragem não correu bem.

Segundo uma mensagem no Twitter de Elon Musk, a nave executou a manobra como esperado em direção ao local de aterragem, mas a pressão do tanque de combustível estava baixa, quando foi necessário utilizar o motor para amortecer o aparelho. Isso fez com que a velocidade do contacto com o solo fosse demasiado elevada, gerando a colisão. “Mas temos todos os dados que precisávamos. Parabéns à equipa da SpaceX”, referiu o magnata.

Veja o vídeo da explosão:

No que diz respeito à altitude, este foi o maior voo que o protótipo da nave espacial, que um dia se espera transportar humanos para Marte, conseguiu alcançar. A SpaceX havia referido anteriormente que, com um teste destas proporções, o sucesso não seria medido pela conclusão dos objetivos específicos, mas sim tudo aquilo que poderia aprender com o mesmo, de forma a melhorar a probabilidade de sucesso no futuro.

O objetivo do voo foi compreender a performance dos três motores Raptor em conjunto com a aerodinâmica do corpo da nave, com os flaps montados. A equipa pretendeu também testar como é que o veículo geria a transição para o propelente. Por fim, o SN8 tentou executar uma manobra de aterragem, o que seria a primeira vez para um veículo do seu tamanho. Este foi o ponto do teste que não correu pelo melhor.

De realçar, no entanto, que, apesar do protótipo SN8 ter sido destruído, o SN9 está quase pronto para o substituir em futuras fases de teste.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.