No passado dia 11 de outubro, os astronautas Nick Hague da NASA e o cosmonauta Alexey Ovchinin da Roscosmos, fizeram uma aterragem de emergência, cerca de meia-hora após o foguetão russo Soyuz ter acusado erros de funcionamento. O problema foi detetado nos primeiros minutos após descolagem, obrigando os astronautas a ejetarem-se de emergência.

A Roscosmos divulgou agora o vídeo do momento do incidente com o foguetão que seguia em direção à Estação Espacial Internacional. As imagens foram filmadas por uma câmara instalada no exterior do foguetão, e mostram o momento desde o lançamento até às falhas.

A origem do incidente deveu-se a um sensor que foi danificado no momento da montagem no cosmódromo de Baikonur, referiu o responsável da comissão de investigação, Nikolái Sevastiánov. O sensor defeituoso causou o impedimento da abertura de uma tampa, levando ao mau funcionamento do sistema.

Na altura a NASA confirmou que os dois astronautas, que seguiam para a ISS para uma missão de seis meses, aterraram em segurança no Cazaquistão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.