(Actualizada) O Wireless Power Consortium acaba de publicar a primeia parte das especificação de interoperabilidade para os interfaces no carregamento de baterias dos equipamentos sem ligação de fios. A ConvenientPower já tem equipamentos comercializáveis, que quer alargar para o mercado global.

Bas Fransen, responsável de marketing da empresa, defende que estamos no início de uma era que é mais conveniente para o utilizador, dispensando a ligação dos carregadores específicos à tomada eléctrica para recarregar a bateria.

[caption]esquema[/caption]
A tecnologia utilizada foi patenteada pela empresa e tira partido de um fluxo magnético que é transmitido pela base ao aparelho, reconhecendo os equipamentos "emparelhados" através de um sistema de transmissão integrado na capa que tem de ser usada no equipamento a carregar.

O esquema ao lado mostra o funcionamento do carregador, cuja placa tem de estar ligada à electricidade.

A ConvenientPower garante que o tempo de carregamento da bateria é o mesmo que utilizando um carregado normal e que não existem quaisquer riscos para a saúde, assim como para materiais próximos, por exemplo cartões de crédito ou dados guardados em dispositivos de armazenamento.

A empresa já tem equipamentos à venda para carregar o iPhone 3G ou 3GS e a consola de jogos Nintendo DS Lite. A aquisição pode ser feita online através das lojas Brookstore.

No caso do iPhone o carregador é uma placa lisa, que pode ser comprada em várias cores vivas, ou no tradicional branco ou preto. O custo é de 99,95 dólares.

[caption]carregador iPhone[/caption]

A opção para carregar a NDS Lite é mais "estranha", assemelhando-se a um prato sobre o qual se coloca a consola. As cores são apenas o branco e o preto mas embora a ConvenientPower indique que já está disponível através das mesmas lojas que o modelo para iPhone, não foi possível confirmar esta disponibilidade nem o preço.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No vídeo que colocámos abaixo são mostradas as várias opções de carregamento e o modo de utilização. Bas Fransen explica ainda um pouco da estratégia da empresa nesta área que passa não só pela venda directa mas pela tenativa de juntar o carregar aos pacotes dos fabricantes de equipamentos, em alternativa aos tradicionais modelos com fios.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre o funcionamento do sistema de carregamento e os preços.