Foram hoje entregues os prémios aos 10 vencedores do Concurso Criar2009, uma iniciativa integrada no Ano Europeu da Criatividade e Inovação e que desafiou a imaginação e engenho dos portugueses no desenvolvimento de ideias e conceitos.

Os vencedores foram escolhidos entre as 152 ideias que foram submetidas em vídeo no site da iniciativa, e que podem ser vistos no canal de Vídeos do SAPO em http://videos.sapo.pt/ME3gfiLO21r7fcblWjzQ?framed.

Entre as ideias seleccionadas pelo júri contam-se um Ginásio auto-suficiente, apresentado por Ana Mariz; uma Passagem de peões, um conceito de Filipa Ferreira Guimarães; um robô de detecção de incêndios florestais de Filipe Nobre Ribeiro da Cunha; Phages 4 Heath de Joana Flores; o Eco Design de João Diogo Mangana; o Eco Ralo de João Manuel Miranda; o túnel auto sustentável de João Pedro Figueira Nunes; 3NAV de Miguel Carlos Valentim do Rosário; lombas progressivas de Rui Jorge Silva Ramalho e ainda Heróis Urbanos de Victor Daniel Guiomar Martins.

O júri que seleccionou as melhores ideias integra Carlos Zorrinho, Coordenador Nacional do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009, Leonel Moura, o Embaixador do Ano Europeu em Portugal e ainda investigadores, como Manuel Lima e Elvira Fortunato, assim como Celso Martinho em representação do Sapo e António Câmara da YDreams.

Em entrevista no final da semana passada, Carlos Zorrinho adiantou ao TeK que das ideias apresentadas algumas já foram seleccionadas para projectos de financiamento, podendo dar lugar a soluções comerciais, embora esse formato não se aplique a todos os projectos apresentados.

A transmissão da cerimónia da entrega dos prémios conta com um webcast do SAPO que pode acompanhar em directo neste link http://videos.sapo.pt/uVhNyTAeIRz4hWWLNRaY.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.