A equipa de três astronautas na Estação Espacial Internacional tem uma agenda cheia de tarefas e de experiências científicas para realizar, mas um dos passatempos preferidos tem sido a partilha de fotografias e vídeos que mostram a perspectiva privilegiada que têm da Terra.

Na semana passada foram várias as imagens e vídeos que mostraram a solidariedade com os milhões de pessoas que estavam a entrar em quarentena na Europa devido à COVID-19, e as mensagens mostravam a solidariedade de quem sabe bem o que é estar fechado no mesmo espaço por longos meses.

Desta vez a equipa da ISS (International Space Station na sigla em inglês) revelou no seu Twitter um vídeo de 1 minuto que mostra as imagens captadas numa viagem entre a Alemanha e a Indonésia, e que durou apenas 27 minutos.

A expedição 62 que está agora a bordo da Estação Espacial internacional está a desenvolver uma série de experiências na área da biologia, investigando o efeito da permanência no espaço na genética e no coração e ossos. Uma impressora 3D especial, uma bioprinter, foi usada em alguns destes testes que experimentaram a "impressão" de órgãos humanos e que pode vir a contribuir para avanços importante no tratamento de pacientes com problemas cardiacos na Terra.

A próxima equipa já está a preparar-se para viajar para a ISS a 9 de abril, com três novos astronautas, um da NASA e dois da agência Russa.

Recorde ainda as últimas imagens partilhadas pelos astronautas da ISS com fotografias do Japão e de auroras boreais captadas em órbita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.