Foi notícia em todo o mundo pelos grandes níveis de destruição que provocou nos estados de Arkansas, Iowa, Mississippi, Nebraska, Kansas, Oklahoma e Louisiana. Agora a NASA mostra as imagens onde é possível ver a formação da tempestade de tornados que afetou o território norte-americano no início da semana.





As imagens foram recolhidas pelo satélite GOES-East no dia 27 de abril e além de mostrarem a formação da tempestade, mostram também a deslocação da mesma em parte do território americano. O satélite também conhecido como GOES-13 é tradicionalmente usado por estações terrestres para acompanhar a evolução do estado da meteorologia em tempo real.



Apesar de o vídeo ter apenas 31 segundos, o mesmo agrega várias imagens captadas no espaço e que representam quase dois dias de tempestades. Para a formação das imagens a cores foi necessário usar informação de outros satélites, tendo tudo sido compilado para criar um vídeo mais realista.



Numa outra página a NASA mostra ainda as diferenças que existem entre imagens do mesmo satélite, o Aqua, tiradas na mesma zona, sendo que no pós-tornado é visível o rasto que o mesmo deixou durante a sua passagem.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.