A Intel continua a desenvolver o seu modelo de computador portátil desenhado para o mercado da educação, o Classmate PC reference design, e acaba de mostrar a nova edição de 2010, que traz algumas novidades.

O modelo de referência que inspirou o portátil português Magalhães, produzido pela J.P.Sá Couto, que integrou o programa e-escolinha, combina agora um chassis mais rugoso e total capacidade de computador pessoal, com melhoria nas capacidades de leitura digital e uma gestão de energia mais eficiente pela integração dos novos processadores Atom.

Com um formato híbrido, que combina o tradicional modelo de portátil em "concha" com um tablet, rodando o ecrã sobre o teclado, o classmate ganha maior duração de bateria, que vai até 8,5 horas. A câmara de vídeo tem também maior mobilidade, para poder ser rodada de acordo com a vontade do utilizador.

O modelo mantém porém algumas das características antes adoptadas, como o ecrã de 10,1 polegadas, a integração de conectividade Wi-Fi, o teclado resistente a liquidos e a resistência a quedas, testada a partir da altura de uma secretária escolar.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Este novo modelo já foi adoptado por vários fabricantes que deverão introduzir os equipamentos nos respectivos mercados ainda este ano.

A Intel preparou um vídeo onde explica o novo modelo e as funcionalidades adoptadas, que reproduzimos abaixo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.