As crianças começam cada vez mais cedo a navegar na Internet e são confrontadas com perigos e ameaças para as quais não estão preparadas. Os riscos estão identificados em vários estudos, que apontam a comunicação e a informação como a melhor forma de preparar os jovens para o mundo online.

O projecto "Tu e a Internet" é um dos muitos que foram criados precisamente para fazer a ponte com as crianças, explicando em linguagem clara os perigos online.

O projecto foi lançado em Abril de 2008 e é apoiado pela Universidade do Porto, usando as histórias e a fantasia como ferramenta para passar conceitos básicos da utilização dos computadores e boas práticas de navegação na Internet.

[caption]Nome imagem[/caption]
Recentemente o projecto anunciou a edição do livro infantil "Um Click Perigoso - As Aventuras de Pedro e Lili na Internet", editado pela Zéfiro, que tem como autoras duas investigadoras daquela Universidade, Diana Vaz Ribeiro e Filipa Falcão Reis. A ilustração é de Gil Araújo.

A abordagem divertida, longe do aspecto de "conselhos pedagógicos" estimula a aprendizagem de uma forma positiva e serve também de apoio aos pais que devem supervisionar as aventuras dos filhos online.

Veja abaixo o vídeo que faz a introdução à história do livro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.