E se o primeiro voo comercial da Virgin Galactic teve por detrás uma missão científica, o segundo será só mesmo “de passeio”. A viagem acontece esta quinta-feira, com lançamento marcado para as 16h00 de Lisboa.
A bordo da nave VSS Unity segue um trio de turistas: Keisha Schahaff e Anastatia Mayers, mãe e filha que ganharam os “bilhetes” num sorteio promovido pela empresa de Richard Branson em 2021, e Jon Goodwin, um atleta olímpico que comprou a sua passagem há 18 anos pelo valor de 250 mil dólares. Os três passageiros serão acompanhados por Beth Moses, instrutora-chefe de astronautas da Virgin Galactic.
À semelhança do que aconteceu na missão anterior, a tripulação da Galactic 02 viajará a bordo da nave VSS Unity, que será transportada pelo avião VMS até uma determinada altitude.
A partir daí, a VSS Unity entra em ação, seguindo em direção à linha de Kármán, que marca o início do Espaço de acordo com a convenção internacional, a uma altitude de 100 quilómetros.
Se tudo correr como planeado, a viagem deverá durar cerca de 90 minutos, em que, durante aproximadamente 10 minutos, os turistas espaciais poderão flutuar em gravidade zero.
Esse será o segundo voo comercial da Virgin Galactic, mas o primeiro com turistas realmente pagantes. O Galactic 01 descolou a 29 de junho com três oficiais da Força Aérea italiana e um investigador, com o objetivo de realizar uma experiência científica de microgravidade a bordo.
Clique nas imagens para recordar a viagem Galactic 01
A segunda viagem espacial oficial da nave VSS Unity pode ser acompanhada através de uma transmissão ao vivo, a partir do website da Virgin Galactic.
Depois do voo marcado para 10 de agosto, a empresa planeia realizar viagens com turistas espaciais mensalmente, apesar de ainda não ter disponibilizado mais detalhes acerca das futuras missões.
Ao todo, terão sido vendidos 800 bilhetes para voar até ao Espaço com a Virgin Galactic, 600 entre 2005 e 2014, com preços de 200.000 a 250.000 dólares. Os restantes foram vendidos nos últimos anos, cada um por 450.000 dólares.
O início oficial da oferta de turismo espacial da Virgin Galactic aconteceu cerca de um mês após o voo tripulado que serviu de teste final do avião VMS EVE e nave VSS Unity.
Recorde-se que primeiro o voo espacial da empresa foi feito com o próprio Richard Branson a bordo em julho de 2021.
Veja o vídeo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários