A Microsoft realizou o showcase da Xbox, revelando novidades sobre os títulos que estão a ser desenvolvidos pelos seus estúdios internos, a maioria vão estar disponíveis no dia de lançamento no seu serviço de subscrição Game Pass. Foram vários os jogos mostrados através de trailers, com algumas datas finalmente confirmadas. Mas todas as atenções estavam viradas para Starfield, o novo RPG de ficção científica em desenvolvimento pela Bethesda, que teve direito a uma apresentação longa e detalhada, à margem do showcase da Xbox.
O evento começou com um trailer de Fable, confirmando-se assim o regresso da série de RPG, agora em produção pela Playground Games, um estúdio mais habituado a jogos de condução, responsável pelo aclamado Forza Horizon. Ainda no seio dos estúdios internos, South of Midnight é o próximo título da Compulsion, equipa que ainda não tinha anunciado nada desde que foi adquirida pela Microsoft.
Veja na galeria imagens dos jogos mostrados no Showcase Xbox:
A Ubisoft não quis faltar ao evento e escolheu o palco da Xbox para revelar finalmente o jogo de Star Wars que está a ser desenvolvido pelo seu estúdio Massive. Chama-se Star Wars Outlaws e é considerado o primeiro jogo da saga baseado em mundo aberto à exploração. Este título promete contar uma história original numa linha temporal situada entre o Império Contra-ataca e o Regresso de Jedi. Foi apenas mostrado um trailer do jogo, sendo remetido mais novidades para o Ubisoft Foward, o evento das novidades da editora.
Os jogos japoneses estiveram em grande destaque no Xbox Showcase, com vários anúncios e trailers de diferentes editoras. A Atlus levou uma mala cheia de novidades, começando pela pelo trailer de Persona 3 Reload com lançamento previsto para 2024, a confirmação de Persona 5 Tactica, um spinoff de Persona 5, um título de estratégia por turnos, semelhante a títulos como Fire Emblem e X-Com. E ainda revelou um novo RPG Metaphor: ReFantazio, com direção de Katsura Hashino, o diretor da série Persona. Trata-se de um novo universo de fantasia, oferecendo mecânicas de combate por turnos.
A Capcom também revelou um novo jogo, Path of the Goddess, um jogo de ação com um ambiente inspirado no Japão Feudal, com muitas criaturas sobrenaturais. O jogo conta com estreia no serviço Game Pass. Ainda do Japão, a SEGA oficializou o nome do próximo capítulo da saga Yakuza, o oitavo chama-se Like a Dragon: Infinite Wealth e destaca o protagonista Ichiban Kasuga numa situação cómica numa praia. Este jogo chegará em 2024, depois do próximo título do universo ainda marcado para este ano, Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name que foi mostrado durante o Summer Game Fest.
Regressando aos títulos dos estúdios da Microsoft, o novo RPG da Obsidian, Avowed vai chegar em 2024. Jogado na primeira pessoa, este RPG promete muita magia, num mundo de fantasia. Hellblade II também foi mostrado, com a mesma premissa psicológica que a Ninja Theory cunhou no primeiro capítulo, mas os fãs apenas o podem jogar em 2024. A InXile revelou Lockwork Revolution, um FPS com um ambiente Steam Punk.
Para 2023, a Microsoft confirmou Forza Motorsports, o reboot da série de simulação de automóveis para o dia 10 de outubro. Conta ainda com diversas expansões para os seus jogos online: Sea of Thieves vai receber um crossover com a famosa série de aventuras The Secret of Monkey Island, com todos os ambientes, músicas e personagens já no dia 20 de julho; Fallout 76 terá uma nova expansão chamada Atlantic City, este ainda sem data; e The Elder Scrolls Online conta com a expansão Necro, já disponível no PC e no dia 20 de junho às consolas.
Flight Simulator 2024 foi também confirmado, uma nova edição do famoso simulador de aviões, contando com mais missões, aviões e aeroportos. Aproveitando o lançamento do próximo capítulo cinematográfico de Dune, está a ser preparado um crossover com o simulador, que permitirá aos fãs controlar os famosos helicópteros do deserto, os ornithopter.
De estúdios parceiros chegam ainda Payday 3, o FPS multijogador baseado em assaltos de bancos, que chega ao Game Pass no dia 21 de setembro. 33 Immortals é o novo jogo do estúdio indie Thunder Lords e como o nome indica, vai permitir que até 33 jogadores joguem em cooperativo. A expansão Phantom Liberty para Cyberpunk 2077 foi apresentada pelo ator Keanu Reeves, que interpreta a personagem Johnny Silverhand e estará disponível a 26 de setembro. Jusant é o novo jogo do estúdio francês Don’t NOD e oferece puzzles baseado em trepar superfícies, que chegará no final de 2023. Também foi confirmado Cities Skylines II, o jogo de construção e simulação de cidades, que será lançado no dia 24 de outubro.
Phil Spencer, o líder da Xbox, surgiu no fim para fazer uma atualização à consola Xbox Series S, que passará a ter 1 TB de armazenamento interno. A Microsoft corrige assim uma das críticas da sua consola totalmente dedicada ao digital com mais espaço interno para a instalação de jogos. Chega às lojas no dia 1 de setembro, com um preço de 349 dólares.
Starfield Direct promete ser o jogo de sonho dos fãs de ficção científica
Com direito a uma apresentação de 45 minutos, a Bethesda diz que Starfield é um jogo em produção há 25 anos, ou melhor, é o seu primeiro novo universo neste quarto de século, editora conhecida sobretudo pelas séries de RPG The Elder Scrolls e Fallout. Starfield promete beber inspirações nos jogos da editora, num ambiente intergaláctico, oferecendo ao jogador a possibilidade de criar a sua personagem e perder-se pelos planetas. A simulação da galáxia e todos os planetas em redor que os jogadores podem visitar, completar missões, explorar a fauna e flora e recolher recursos.
O jogo tem como base um sistema de RPG de evolução da personagem, mas introduz diversos sistemas, tais como a possibilidade da construção da sua própria nave. Durante a demonstração foi possível perceber a liberdade na junção dos módulos, permitindo criar formas distintas, sejam inspiradas em animais ou no Optimus Prime de Transformers, como foi mostrado. Também podem ser construídas bases de colónias nos planetas inóspitos.
Veja na galeria imagens de Starfield:
Nos principais planetas vai poder encontrar cidades repletas de habitantes, como New Atlantis. Em Marte vai encontrar a colónia Cydonia, mas há outras cidades temáticas, como Akila City que parece o faroeste espacial ou NEON, uma localização ciberpunk. Os jogadores vão poder conhecer personagens, recrutar para a sua equipa e ainda estabelecer relações mais estreitas e até amorosas com as mesmas.
Os combates realizam-se na primeira pessoa, utilizando jetpacks e diversas habilidades. A gravidade diferente de cada planeta vai também ter impacto na jogabilidade. Pode optar por uma abordagem furtiva aos inimigos ou utilizar habilidades mentais para controlar criaturas. Obviamente que não seria um jogo de ficção científica sem os combates espaciais e neste campo Starfield promete não desiludir. E até aqui pode optar por diferentes abordagens: destruir totalmente a nave inimiga ou abordar a mesma, eliminar a sua tripulação e capturar a nave para si.
A Bethesda anunciou a criação de um smartwatch, uma réplica real daquele que os jogadores vão utilizar no jogo. Este oferece diversas informações e notificações quando emparelhado com o smartphone. O jogo será lançado no dia 6 de setembro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários