No final de maio a Sony realizou o PlayStation Showcase, dando início à temporada de eventos de gaming deste início de verão. No mesmo período em que anteriormente se realizava a E3, cuja edição de 2023 prometia o regresso presencial, mas acabou por ser cancelada por falta de interesse das editoras, o espaço é agora assumido pelo Summer Game Fest. A conferência principal, apresentada por Geoff Keighley, o organizador do The Game Awards, reuniu diversos anúncios, novidades sobre jogos conhecidos e diversas datas de lançamento dos títulos mais aguardados. E houve ainda tempo para algumas trocas de impressões com representantes dos estúdios no palco do evento.
Entre novos anúncios ou atualizações de títulos aguardados, foram cerca de 40 títulos que passaram no evento. A Ubisoft decidiu antecipar o seu próprio evento Ubisoft Foward com a revelação da nova aventura de Prince of Persia. Não se trata do remake de Sands of Time, que continua sem dar notícias, mas uma nova aventura chamada The Lost Crown. E trata-se de um regresso às origens da série, um jogo de plataformas 2D, uma nova versão do protagonista, prometendo muita ação, combates com bosses e desafios em torno de armadilhas no cenário. A aventura será lançada em janeiro de 2024.
Veja na galeria imagens dos jogos apresentados no Summer Game Fest 2023
Foram ainda atualizadas informações relativas a Mortal Kombat 1, com a presença do criador da série Ed Boon em palco para falar do sistema de parcerias entre os lutadores, o sistema Kameo Fighters. Estas são personagens que não são controlados pelos jogadores, mas podem ser invocados nos combates para criar golpes e combos especiais. O líder do estúdio referiu ainda que finalmente conseguiu a colaboração de Jean-Claude Van Damme para dar voz e corpo a Johnny Cage, um dos protagonistas desde o primeiro jogo, inspirado diretamente no ator. O jogo de combate chega às a 19 de setembro.
O MMO Path of Exile II também foi mostrado num novo gameplay, em forma de teasing remetendo para mais novidades no dia 28 de julho. Um dos momentos altos do evento foi a entrada no palco do Summer Game Fest do ator Nicolas Cage, que irá participar pela primeira vez num videojogo, neste caso, como uma das novas personagens do jogo multijogador de sobrevivência Dead by Daylight. O ator diz que o jogo apresenta uma versão exagerada de si, contribuindo com o seu aspeto e voz integral.
A SEGA também participou no evento com a revelação de Sonic Superstars, previsto para o final do ano. Trata-se de mais um regresso às origens dos tempos da Mega Drive, numa aventura rápida, permitindo controlar diferentes personagens, tais como Amy, Tails e Knuckles, além do ouriço azul. Apesar da perspetiva lateral 2D, o jogo conta com um grafismo 3D, recuperando alguns dos cenários clássicos que foram recuperados e atualizados. A SEGA mostrou ainda um trailer do novo capítulo de Yakuza, intitulado Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, mostrando o protagonista Kazuma Kiryu em diversas situações de combate.
Para fãs do universo Warhammer 40K, a Saber Interactive revelou que Space Marine II conta com uma campanha cooperativa até três jogadores. O estúdio revelou ainda John Carpinter’s Toxic Commando, um poderoso FPS cooperativo baseado num mundo afetado por um apocalipse zombie.
Com a presença em palco de Sam Lake, diretor criativo da Remedy Entertainment, foi mostrado um pouco de gameplay de Alan Wake 2, neste caso a explicação de que o protagonista divide agora a aventura com uma nova personagem, a agente do FBI, Saga Anderson. O novo jogo será o primeiro título do estúdio dentro do género survival horror, depois da Remedy ter explorado temáticas do sobrenatural e ficção científica.
Lies of P, uma versão bastante negra da história de Pinóquio e transformado num RPG de ação no género de Dark Souls também recebeu uma data de lançamento, a 19 de setembro. Mas as boas notícias é que já é possível experimentar a sua demo para PC e consolas. Witchfire, Crossfire Sierra Squad e Remnant II receberam também novos trailers. Da mesma forma que Immortals of Aveum, um FPS repleto de magia, teve direito à presença do ator que dá corpo e voz ao protagonista, Darren Barnett para falar um pouco do projeto. Também WayFinder, o novo MMO de Joe Madureira foi mostrado no evento, prometendo um lançamento ainda durante o verão de 2023.
Outra surpresa do evento foi o novo jogo do criador de Dragon Ball, Akyra Toriyama, chamado Sand Land, para o catálogo da Bandai Namco. Os fãs do autor vão rapidamente reconhecer o seu traço animado da série de manga lançado no início de 2000, num RPG de ação. O palco da ação é um mundo deserto onde humanos e demónios são afetados pela extrema escassez de água.
Crash Bandicoot está também de regresso num novo jogo de corridas em Crash Team Rumble, com foco no multijogador online. Chega já no dia 20 de junho às consolas. A Sony não quis ficar de fora da “festa de gaming” e revelou uma data de lançamento para Marvel’s Spider-Man 2, marcado para o dia 20 de outubro. Um teasing de The Lord of the Rings: Return to Moria e uma data vaga para o final do ano foi também revelado pela Free Range Games. E Under the Waves é um jogo de exploração submarina com data marcada para 29 de agosto.
A grande surpresa ficaria para o fim, um trailer a mostrar Final Fantasy VII: Rebirth, aquele que será o segundo da anunciada trilogia que refaz o sétimo capítulo da saga lançado originalmente na PS One. A Square Enix revelou que o jogo será lançado no início de 2024 e será distribuído em dois discos na PS5. A editora nipónica tinha anteriormente mostrado Final Fantasy VII: Ever Crisis para smartphones.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cientistas conseguem maior resolução de sempre em observações com telescópios terrestres -
App do dia
Metal Slug: Awakening traz para atualidade a experiência frenética das máquinas arcade -
Site do dia
Gosta dos clássicos puzzles Jigsaw? A Google tem uma proposta para passar o tempo -
How to TEK
Não quer que o Facebook use as suas fotos para treinar a IA? Saiba como bloquear
Comentários