Chama-se YScope o novo sistema de interação por gestos que a empresa portuguesa YDreams e o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acabam de implementar, com o objetivo de permitir a interação dos cirurgiões com exames médicos, no ambiente asséptico do bloco operatório, usando apenas os gestos para o fazer.


A nova aplicação permite não só usar movimentos naturais para carregar e selecionar novos exames em qualquer momento da cirurgia, como fazer zoom, rotação, medições e ajustar o brilho e o contraste, por exemplo, sempre sem necessidade de envolver terceiros no processo, ou obrigar a que o cirurgião toque em qualquer dispositivo informático.


Segundo a YDreams, até agora os sistemas disponíveis obrigavam sempre à utilização de um teclado ou de um rato para executar este tipo de processos, o que implicava o recurso a outro profissional para executar a função, ou à esterilização consecutiva de cada vez que estes recursos eram usados pelos cirurgiões.


Mesmo os sistemas de manipulação por gestos já usados em contexto experimental, ainda segundo a Ydreams, obrigavam ao pré-carregamento da informação a usar em contexto cirúrgico, sem possibilidade de carregar novos exames e nova informação em tempo real.


"Com o aparecimento dos exames em formato digital, rapidamente me apercebi do enorme potencial que encerravam. O passo seguinte seria libertar essa mais-valia facilitando a manipulação destes exames durante o ato cirúrgico"- afirma Alexandre Rainha Campos, neurocirurgião do Hospital de Santa Maria citado numa nota de imprensa, adiantando que "num futuro muito próximo, o YScope será tão banal nos blocos operatórios quanto hoje o é o negatoscópio.


A implementação do sistema YScope no Hospital de Santa Maria prevê um período de testes operacionais numa das salas do bloco de neurocirurgia deste hospital, com "análise" da sua extensão a outras salas e especialidades médicas deste centro hospitalar.


Veja a aplicação YScope em funcionamento neste vídeo:

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.