A Nintendo acaba de lançar a nova aventura de Yoshi, o exclusivo da Switch que promete agradar aos jogadores mais novos e aos velhos fãs da série. Yoshi’s Crafted World foi produzido pela Good-Feel, o mesmo estúdio que anteriormente lançou Kirby’s Epic Yarn e Yoshi’s Whooly World, mantendo a premissa na construção de cenários feitos com cartões, papéis, plásticos, latas de bebidas, e outros materiais reciclados, tais como se a Nintendo tivesse a passar uma mensagem ecológica. O jogo destaca-se ainda pela produtora utilizar, pela primeira vez numa das suas séries principais, o motor Unreal da Epic Games.

A nova aventura de Yoshi mantém a estrutura de plataformas habitual nas séries da Nintendo. Diversos níveis, inspirados por um tema, e num fim da área um boss para defrontar. Embora o jogo seja linear, com mecânicas típicas dos jogos de plataformas 2D, em side scrolling, a Nintendo apresenta uma surpresa interessante: a possibilidade de repetir os níveis, mas da perspetiva traseira dos cenários. Ou seja, irá percorrer os níveis pela parte de trás dos cenários produzidos com cartões, e ver como estes são agarrados por fita-cola, linhas e outros artificies para manter os elementos em pé.

Isso faz com que cada nível, para ser completado a 100% necessite ser repetido, contendo diversos objetivos distintos: recolher flores, pelo menos 100 moedas normais e um punhado de medalhas especiais, corações de energia, assim como três cãezinhos de peluche quando joga no modo invertido. E como se não bastasse, há uma personagem que em cada nível pede ao simpático dinossauro diferentes objetos, pelo que deve mais uma vez mergulhar no respetivo nível, encontrar o dito, mas pode regressar de imediato ao mapa principal.

As moedas recolhidas podem ser gastas numa máquina de cápsulas surpresa, com fatos especiais para o Yoshi. São cerca de 170 fatos que pode equipar na personagem, modificando não só o seu aspeto cosmético, como estes têm uma barra de energia adicional para suster mais dano.

Ao todo, o jogo oferece cerca de 40 níveis, que devem ser completados em diferentes vezes para descobrir todos os segredos. Há ambientes de floresta, montanhas com gelo, templos de ninja, e ainda níveis em que deve fugir de dinossauros, passear de comboio ou de barco. Como é habitual, Yoshi engole os inimigos e arremessa-os contra obstáculos e outros elementos do cenário para procurar moedas bónus.

Yoshi’s Crafted World promete ser divertido e acessível, ideal para juntar miúdos e graúdos numa aventura cooperativa para dois jogadores. E já o pode adquirir tanto na versão digital, como nas lojas da especialidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.