O YouTube é provavelmente o mais popular dos serviços de partilha de vídeos online, pelo que é algumas vezes usado como um barómetro de tendências e veículo de propaganda por artistas e editoras - pelo menos por aqueles que não o encaram como um atentado aos direitos de autor.

Em 2010, o serviço da Google serviu de plataforma para visualização de "mais de 700 mil milhões de vídeos" e recebeu mais de 13 milhões de horas de uploads, avançaram ontem os responsáveis pelo YouTube, no blog oficial.

Com o ano a chegar ao fim, o site publicou duas listas onde compila os Top10 dos vídeos mais populares no serviço - numa contagem feita até Novembro. Uma delas inclui os videoclips de artistas de grandes editoras de música, a outra contempla principalmente vídeos carregados pelos utilizadores "independentes" do serviço (embora inclua "exemplares" como o trailer do filme "Eclipse"). É a essa que propomos uma visita, reproduzindo abaixo os dez sucessos.

O Top é liderado por um vídeo feito a partir de uma entrevista Antoine Dodson, um cidadão norte-americano que se tornou uma celebridade Web depois das suas declarações sobre como tinham tentado violar a irmã na própria cama se terem tornado uma paródia musical e um fenómeno "viral".

O segundo classificado é uma versão "alternativa" do tema "Tik Tok", de Kesha, assinado como o 13º trabalho do grupo Key of Awesome, que tem usado o serviço para distribuir as suas paródias musicais.

Na lista segue-se ainda a interpretação, num festival da escola, de um tema de Lady Gaga por um rapaz de 13 anos - que lhe valeu uma conversa telefónica com a cantora e a edição de um disco.

A já famosa Annoying Orange, um anúncio ao Old Spice ou um vídeo caseiro de um duplo arco-íris no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia (EUA) são outros dos famosos incluídos no Top10, que pode acabar de conferir abaixo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.