O YouTube é provavelmente o mais popular dos serviços de partilha de vídeos online, pelo que é algumas vezes usado como um barómetro de tendências e veículo de propaganda por artistas e editoras - pelo menos por aqueles que não o encaram como um atentado aos direitos de autor.

Em 2010, o serviço da Google serviu de plataforma para visualização de "mais de 700 mil milhões de vídeos" e recebeu mais de 13 milhões de horas de uploads, avançaram ontem os responsáveis pelo YouTube, no blog oficial.

Com o ano a chegar ao fim, o site publicou duas listas onde compila os Top10 dos vídeos mais populares no serviço - numa contagem feita até Novembro. Uma delas inclui os videoclips de artistas de grandes editoras de música, a outra contempla principalmente vídeos carregados pelos utilizadores "independentes" do serviço (embora inclua "exemplares" como o trailer do filme "Eclipse"). É a essa que propomos uma visita, reproduzindo abaixo os dez sucessos.

O Top é liderado por um vídeo feito a partir de uma entrevista Antoine Dodson, um cidadão norte-americano que se tornou uma celebridade Web depois das suas declarações sobre como tinham tentado violar a irmã na própria cama se terem tornado uma paródia musical e um fenómeno "viral".

O segundo classificado é uma versão "alternativa" do tema "Tik Tok", de Kesha, assinado como o 13º trabalho do grupo Key of Awesome, que tem usado o serviço para distribuir as suas paródias musicais.

Na lista segue-se ainda a interpretação, num festival da escola, de um tema de Lady Gaga por um rapaz de 13 anos - que lhe valeu uma conversa telefónica com a cantora e a edição de um disco.

A já famosa Annoying Orange, um anúncio ao Old Spice ou um vídeo caseiro de um duplo arco-íris no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia (EUA) são outros dos famosos incluídos no Top10, que pode acabar de conferir abaixo.