O drone que permite uma visão na primeira pessoa de ambientes subaquáticos, através de um controle por um smartphone ou tablet, é um dos 10 candidatos a um prémio de 20 mil dólares por seleção do júri, ou ao prémio de 5 mil dólares por escolha do público. A votação pode ser feita online até amanhã, sábado 15 de março, às 17.40h de São Francisco, o que corresponde às 00.40h de dia 16 de março em Portugal.

O Ziphius é um projeto da Azorean, uma spin out da YDreams e ainda está em fase de protótipo, mas já permite a um utilizador pilotar o veículo como se estivesse sentado ao leme do pequeno submarino.

A ideia conseguiu chegar à fase final do concurso Insert Coin do Engadget e vais ser apresentada amanhã em São Francisco, nos Estados Unidos, onde disputa com outros nove projetos a atenção do júri, mas também do público que pode votar online.

Cristina Gouveia, da YDreams, explica ao TeK que o objetivo é recolher o maior número de votos online, e que a expectativa é positiva, mas que conseguir chegar a esta fase já é um alento.

Os vídeos abaixo mostram o conceito e o modo de funcionamento do drone

O Ziphius tem por dentro um computador Raspberry Pi e recorre a uma câmara de vídeo HD que permite as vistas subaquáticas.

A Azorean planeia abrir a API de controle do veículo e do software para permitir desenvolvimentos específicos de aplicações e jogos que tirem partido do conceito de realidade aumentada.

Entre os concorrentes no Insert Coin contam-se o cSpring, que quer produzir um robot bípede barato; o Moedls, um scanner 3D para dispositivos iOS e Android; e o SmartPulse, um medidor de dados de saúde que comunica com o telemóvel por bluetooth.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.