Há mais dinheiro e iniciativas para competências digitais. Será suficiente?
A fechar o mês das competências digitais, assinalado em outubro, multiplicam-se as iniciativas e o anúncio de novos financiamentos para reforçar a formação nas áreas digitais. O Cheque Formação + Digital começou em setembro a receber candidaturas e já conta com mais de 800 inscritos para beneficiar do apoio de 750 euros em cursos de formação, mas o Governo anunciou também que o PRR tem mais financiamento para o programa Impulso mais Digital, através da reprogramação que já era conhecida e é agora formalizada. Hoje foi lançado também o programa Formador Digital para reforçar o número de formadores, com um orçamento de 1,2 milhões de euros.
São peças de uma estratégia mais alargada, que também contempla as empresas e os gestores e líderes, e tudo somado é o maior investimento já feito nas competências digitais. Esta é uma área onde é urgente ter mais iniciativas e mobilizar mais pessoas, como sublinhou o secretário de Estado do Trabalho Miguel Fontes, que são essenciais à transição digital da economia e das empresas, potenciando também a mobilidade laboral. Mas não basta ir financiar as que já deram o passo de procurar formação, também é preciso atrair aqueles que se mantêm longe do digital, porque acham que não precisam de reforçar competências ou já são "velhos". A geração a partir dos 35/40 anos tem de acompanhar este desenvolvimento e aprender a trabalhar com as novas ferramentas tecnológicas e as empresas e as entidades formadoras, incluindo as universidades, têm um papel importante neste domínio.
A semana que passou foi mais uma vez dominada pelo "Paddygate", a polémica gerada pelo post do CEO do Web Summit sobre o conflito em Gaza que levou ao abandono de várias empresas a poucas semanas do início da conferência. Paddy Cosgrave demitiu-se mas isso não fez recuar a Google, a Intel e a Meta, entre outras que decidiram não participar. Hoje foi conhecido o nome da nova CEO da empresa, Katherine Maher, que liderava a Wikimedia e que tem pela frente um trabalho importante de "colocar água na fervura". Se conseguir reverter pelo menos alguns dos danos na reputação do Web Summit já é uma vitória.
As polémicas geradas pelas declarações relacionadas com o ataque do Hamas e a reação de Israel, que continua a colocar toda a zona em estado de guerra, não abrandaram e já tocaram também a António Guterres, secretário-geral da ONU. Na faixa de Gaza as limitações à internet e uso de redes móveis continuam a ser um problema para os Palestinianos e entretanto foram conhecidas algumas das estratégias que os familiares de cidadãos israelitas raptados pelo Hamas estão a usar para manterem o contacto, ou garantirem prova de vida. Isto enquanto as imagens de satélite mostram a devastação do território e os sinais de guerra.
Não faltaram também novidades no mundo da tecnologia, com o novo Snapdragon 8 Gen 3 e várias marcas a associarem-se ao lançamento. Na lista está o Xiaomi 14 e novos dobráveis Oppo e OnePlus, mas há também novidades da Motorola com um novo conceito de smartphone que pode ser transformado numa bracelete, um carro da Lexus que pisca o olho a gamers e novas casas impressas em 3D, mas que não vão resolver o problema da habitação em Portugal, pelo menos para já. E haverá quem festeje o aniversário da compra do Twitter por Elon Musk?
Os resultados financeiros das grandes tecnológicas deram igualmente que falar, com algumas empresas a serem beneficiadas pelo investimento em Inteligência Artificial, enquanto outras foram penalizadas, mas a IA Generativa também esteve nas contas em Portugal, com a Google a divulgar um estudo sobre o impacto financeiro no PIB. E é relevante e estimulante.
Esta madrugada os fãs de Mac vão ficar atentos, e nós também, ao “Scary Fast” com a a apresentação dos primeiros computadores Mac atualizados com os novos processadores M3 de 3 nanómetros. Vamos ainda acompanhar o TechEd da SAP e a inauguração do primeiro Centro Europeu de Excelência de Cloud Security da Accenture Portugal em Matosinhos.
Mesmo com um feriado a meio da semana não há falta de novidades, por isso fique por ai a acompanhar toda a atualidade da tecnologia com a equipa do SAPO TEK, gostamos que esteja por perto :)
Expert
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e com um orçamento de 1,2 milhões de euros, começou hoje o primeiro curso para formadores na área de capacitação em tecnologias digitais.
Computadores
Para a Comissão Europeia, que apoia a decisão, os novos princípios e o código de conduta acordados pelos líderes do G7 vão complementar as regras do AI Act a nível internacional.
Negócios
A estimativa é hoje avançada pelo relatório Public First, que avalia o impacto económico da Google em Portugal e da IA generativa.
Computadores
Já é conhecida uma lista de marcas que vão integrar o poderoso Snapdragon 8 Gen 3 em próximos equipamentos. O Chipset aposta em força nos recursos de IA que trazem mais autonomia e poder para realizar diferentes tarefas.
Equipamentos
A Xiaomi reforçou a parceria com a Leica no módulo fotográfico, otimizado com o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3.
Equipamentos
A Lenovo não pretende apenas introduzir inteligência artificial nos seus equipamentos para gerir a câmara, bateria, ecrã ou performance geral. O novo modelo de smartphone conceptual da Motorola mostra como a IA pode ajudar a moldá-lo perante as necessidades dos utilizadores.
Telecomunicações
Os serviços de inteligência de Israel já terão recrutado para a missão a NSO, empresa que desenvolveu o spyware Pegasus. Especialistas em tecnologia de muitas outras empresas e académicos também estão a ajudar famílias e Governo a procurar os reféns do Hamas. Para muitos, um simples sinal de telemóvel é uma prova de vida.
Internet
O alerta é feito pela Netcraft, uma empresa especializada em cibersegurança, que identificou vários esquemas falsos de pedido de apoio para os palestinianos de Gaza depois do início do conflito com Israel.
Multimédia
Continuam a ser partilhadas imagens de satélite pela Maxar Technologies da Faixa de Gaza, antes e depois dos bombardeamentos de Israel ao Hamas.
Multimédia
Um ano depois não há dúvidas que muito mudou no Twitter, até o nome, e muitas destas mudanças fizeram-se em cima de polémicas e muitos memes. Só falta mudar o mais essencial: as contas da empresa.
Apps
A aplicação ID.Gov permite guardar no telemóvel os documentos de identificação para serem apresentados quando solicitados pelas autoridades. Foi renovada e é um elemento essencial para o novo serviço de renovação automática da Carta de Condução.
Negócios
A Microsoft parece seguir disparada na corrida para assumir a sua plataforma de cloud como a referência para integração de inteligência artificial em soluções empresariais. Os resultados do trimestre da dona do Azure e da Alphabet foram de crescimento, mas a reação do mercado não foi igual e a explicação parece estar na IA.
Montra
Personalizáveis, económicas e sustentáveis, podem ser construídas em poucas horas e com um custo abaixo do tradicional. Estas são as principais caraterísticas das casas impressas em 3D, que já contam com algumas propostas no mercado imobiliário e têm outras a caminho.
Multimédia
O novo Lexus LF-ZC parece saído do videojogo Gran Turismo. Trata-se de um modelo conceptual, mas há planos para entrar em produção no próximo ano.
Multimédia
A marca especializada em produtos de áudio está a renovar a presença em Portugal e traz no portfólio novos auriculares, headphones e uma soundbar que esticam a qualidade de som e aprofundam a tecnologia de cancelamento de ruído.