Com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) realizada este ano as várias áreas de atuação ganharam mais fôlego, com um investimento adicional, e a área das qualificações e competências, a alínea C6, foi uma das mais beneficiadas, passando a ser uma das componentes mais significativas.

A apresentação do programa Impulso Mais Digital vai decorrer esta sexta feira, dia 27 de outubro, no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e tem uma dotação global de 105 milhões de euros.

O ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior detalha que 15 milhões são destinados para a reforma e modernização das Ciências Agrárias, 30 milhões para a área da Medicina e 20 milhões para as competências digitais, a que se somam 40 milhões para a inovação e modernização pedagógica no Ensino Superior. 

Programa Impulso Jovens STEAM já aplicou 24% do financiamento do PRR no ensino superior
Programa Impulso Jovens STEAM já aplicou 24% do financiamento do PRR no ensino superior
Ver artigo

Os programas Impulsos Jovens STEAM e Adultos vão também ser reforçados em 15 milhões de euros, que se somam aos 252 milhões de euros que já estão em execução nesses programas de reforço de formação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática e de conversão e de atualização de competências de adultos ativos.

Está previsto também o anúncio do reforço do Plano Nacional Para o Alojamento no Ensino Superior, que recebe mais 70 milhões de euros destinados a apoiar as instituições de ensino superior no aumento dos custos de construção verificados no último ano.

O comunicado do ministério explica que, "com a reprogramação do PRR, o financiamento de 447 milhões de euros já atribuídos para financiamento para construção e reabilitação de residências são revistos e ascendem agora a 517,4 milhões de euros". O total de investimento público em residências aprovados fixa-se assim em 520 milhões de euros, considerando a empreitada da Residência de Rio Maior, que se encontra a ser integralmente financiada por Orçamento do Estado  num investimento de 3 milhões de euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.