Durante o evento anual Lenovo Tech World, a fabricante revelou os seus planos para a construção de uma inteligência artificial híbrida, numa visão de IA para todos. Mantendo a IA como centro da edição deste ano, a fabricante mostrou novos modelos conceptuais de smartphones, através da sua submarca Motorola. O protótipo tem um ecrã adaptativo, capaz de se transformar numa bracelete ou dobrar-se como uma moldura para ser pousado numa superfície.
Todos os anos a Lenovo demonstra novos produtos conceptuais, sobretudo relacionados com formatos inovadores de ecrãs para portáteis e smartphones. Na última edição do Mobile World Congress, a empresa mostrou ecrãs deslizantes e enroláveis.
Veja na galeria imagens do Motorola conceptual:
A fabricante considera que a experiência dos smartphones modernos vai passar por uma mudança transformativa, com a inteligência artificial no centro. Esta vai servir tanato como assistente pessoal, como uma ferramenta para melhorar as tarefas do dia-a-dia, melhorar a performance e introduzir experiências significativas para os utilizadores. O modelo conceptual do Motorola mostra como é possível ter hardware flexível alimentando com novas funcionalidades de IA.
O modelo tem um ecrã pOLED com resolução FHD+ que se molda com as necessidades dos utilizadores. E trata-se do resultado das tecnologias que a Lenovo tem vindo a trabalhar nos ecrãs e mecanismos para dobrar e enrolar o ecrã. O ecrã adaptativo tem 6,9 polegadas capaz de oferecer toda a experiência Android de um smartphone, mas pode ser dobrado como uma moldura, ficando com um display de 4,6 polegadas. Mas ao mesmo tempo pode transformar-se num smartwatch avançado, enrolando-se no pulso do utilizador.
A equipa da Motorola desenvolveu um modelo de IA generativo que corre localmente no equipamento, permitindo a cada utilizador estender o seu estilo pessoal ao smartphone. Por exemplo, o utilizador pode fazer o upload ou captar a imagem do que está a vestir e a IA vai gerar imagens que refletem o seu estilo, que podem ser usadas como wallpaper do ecrã.
Veja na galeria imagens de anteriores protótipos da Lenovo:
A fabricante está a desenvolver um assistente pessoal para PC e smartphones chamado MotoAI, um modelo de IA que “nunca para de aprender”. Tem um modelo de fundação personalizado ao utilizador, mantendo a sua privacidade protegida. E terá capacidade de interação através de voz natural ou texto. O sistema aprende com os padrões de utilização e preferências dos utilizadores, tornando-se mais dinâmico, pessoal e útil com o passar do tempo.
O sistema de reconhecimento de documentos Doc Scanner pretende facilitar a digitalização de documentos, melhorando a imagem final através da IA, que anula sombras ou rugas dos papéis. E para ajudar na produtividade, o sistema de AI Text Summarization ajuda a resumir textos longos de conversas, emails ou relatórios para melhor compreensão. E para manter dados privados, o sistema de ofuscação por IA garante que a informação privada é rasurada, incluindo fotos de perfil e nomes em mensagens partilhadas nas redes sociais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários